O muro de uma casa precisa ser rebocado ou apenas chapiscado?

Porque alguns muros são apenas chapiscado e outros são rebocados repintado como se fosse uma parede de uma casa qualquer? Qual é o correto fazer: deixar apenas no chapisco ou fazer um reboco e o acabamento completo?

 

Existem diversas formas de se fazer um muro de uma casa, em muitas situações as pessoas acabam fazendo um muro e deixando ele sem acabamento algum, em alguns casos chegam a deixar apenas chapiscado, mas muitos preferem fazer o acabamento com reboco, pintura, entre outros. A melhor forma de fazer um muro é sem dúvida nenhuma você fazendo o acabamento completo dele, as razões para isso podem ser observadas nos tópicos abaixo.

Estética

A primeira razão para você fazer um acabamento completo do muro da sua casa é o fator estético, afinal de contas um muro só com chapisco ou apenas no bloco fica feio e dá uma aparência de inacabado. Ao fazer o acabamento do muro com reboco e se possível com a pintura também você melhora bastante o aspecto estético da sua casa e isto pode implicar inclusive no humor das pessoas que moram ali. Logo isto é uma coisa boa.

Proteção

A segunda razão pela qual você deve fazer um acabamento de muro e visando a sua própria proteção contra umidade, infiltração e outros problemas que podem prejudicar a estrutura do seu muro e com o tempo levará a uma possível corrosão. Ao fazer o acabamento com reboco e uma pintura bem feita você estará protegendo o muro ou pelo menos dando mais segurança a ele contra as intempéries e com certeza a vida útil dele e poderá ser ampliada com esta ação.

Segurança

Para concluir eu acredito que ainda é importante considerar o fator segurança, uma vez que o muro apenas com o chapisco pode provocar arranhões nas pessoas que por ventura possa ter contato direto com ele, especialmente no caso de crianças que podem ficar brincando próximos de muro e ao cair ou esbarrar no muro poderá ter a pele arranhada uma vez que o chapisco gera uma série de itens pontiagudos que podem machucar a pele.

Portanto, entre deixar um muro apenas chapiscado ou fazer o reboco e acabamento, na maioria dos casos é preferível a segunda opção pelas razões acima citadas e outras.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos