O financiamento é melhor alternativa para comprar um imóvel?

Será que uma pessoa que precisa comprar uma casa e não tenho dinheiro para fazer o pagamento à vista tem apenas o financiamento habitacional como alternativa para compra deste imóvel ou existem outras formas mais interessantes?

 

Existem outras formas que podem também ser úteis ou pelo menos na avaliação de quem deseja comprar uma casa, um apartamento o outro imóvel qualquer. Claro que a primeira opção que deve ser considerada é exatamente o pagamento à vista do imóvel com recursos próprios, mas quando isto não é possível então outras alternativas devem ser avaliadas e entre elas está o financiamento habitacional que provavelmente é hoje a modalidade mais usadas pelas pessoas para compra da sua casa própria.

Consórcio

Consórcio de imóveis em outra alternativa que pode ser avaliada como forma de você comprar a casa que você precisa. Muitas pessoas consideram o consórcio melhor do que o financiamento, uma vez que ele não tem juros embutidos e portanto em tese você pagaria menos por ele do que um financiamento habitacional e tradicional. Mas esta questão precisa ser bem avaliada, pois existem taxas administrativas embutidas nos pagamentos do consórcio e estes valores acabam encarecendo muito o consórcio.

Financiamento direto com a construtora

Com financiamento direto com a construtora em outra alternativa que deve ser considerada quando houver possibilidade, embora seja uma modalidade de financiamento e que tem inclusive juros mais altos do que os da Caixa, por exemplo. Ele deve ser levado em conta pelo fato de você conseguir fazer em menos tempo e com uma burocracia muito menor do que os financiamentos tradicionais. O terreno onde construir a minha casa eu comprei diretamente na construtora única coisa que precisei foi o número do RG, meu CPF de um comprovante de endereço. Em um financiamento tradicional a burocracia é grande e adversos custos estão envolvidos nesse processo também.

O lado ruim é que nem sempre você encontra imóveis nessas condições, já que é necessário comprar imóveis novos e de empreendimentos que atendem a esses requisitos.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos