Nome sujo ou antigos problemas de crédito impedem eu ter o Construcard?

Será que uma pessoa que está com nome sujo na praça ou que já teve algum tipo de problema de crédito terá algum impedimento ou dificuldade para obter cartão Construcard da caixa?

» Página Inicial

Já deve ser do conhecimento de todos quando uma pessoa tem algum tipo de problema de crédito isto inviabiliza a obtenção de algum tipo de empréstimo ou financiamento em bancos ou outras instituições financeiras do país. Isto se aplica também o cartão Construcard da caixa que é na verdade uma linha de financiamento destinado a compra de materiais para construção civil e portanto se uma pessoa tem o nome sujo ou está incluso no serviço de proteção ao crédito, Banco Central outras instituições que regulam o crédito no país, evidentemente que essa pessoa terá dificuldade sim para conseguir a aprovação do cartão Construcard, bem como qualquer outra linha de crédito conforme já especificados anteriormente.

Problemas antigos

Mas o que eu não sabia é que uma pessoa que já teve algum tipo de problema com o banco, neste caso a Caixa Econômica Federal, teria também maior dificuldade para obter o cartão Construcard. Isso foi o que aconteceu comigo, pois quando fui fazer o pedido do cartão descobri que não teria o benefício de fazer a linha de crédito com uma taxa de juros mais baixa e sim com uma taxa bem mais alta. A razão para isso é que no passado eu havia atrasado o pagamento de uma fatura de um cartão de crédito que tinha da Caixa e este problema como estava no sistema da Caixa impediu que eu tivesse acesso a uma taxa de juros mais baixa. Eu não estava devendo para caixa, isto foi um caso que aconteceu há vários anos atrás e que foi devidamente resolvido, mas com certo atraso.

Então na verdade se você já teve problemas de crédito, isto não vai impedir você de ter o cartão Construcard, mas se esse problema foi especialmente com a Caixa Econômica Federal, você poderá ter programas similares ao meu que a perda de algum tipo de benefício ou acesso a uma taxa de juros mais baixa.

Perguntas e respostas

Pode usar o Construcard para comprar ar condicionado?

No caso de aparelhos de ar condicionado fica a pergunta se esse tipo de produto pode ser ou não comprado com o cartão Construcard da Caixa e se ele pode ser visto como um item da construção ou se é apenas um eletroeletrônico que não está diretamente ligado ao processo de construção. Primeiro que fica difícil responder à pergunta se ele faz parte diretamente da construção ou não. Eu acredito que ele faça parte sim, afinal de contas hoje já é muito comum as pessoas ao construir a sua casa considerar o uso do ar condicionado e fazer toda a instalação dele junto.

Mas independentemente de ser considerado ou não parte da construção o que vale na pergunta é se eu posso usar o Construcard para comprar um aparelho de ar condicionado ou não. Nesse caso a resposta está relacionada com a Caixa enxerga esta pergunta e portanto cabe a Caixa fazer o credenciamento das lojas ou estabelecimentos que irão aceitar o Construcard como forma de pagamento. Se a Caixa credenciar uma empresa que faz a venda e instalação de ar condicionado, logo você poderá utilizar o Construcard para compra desse tipo de equipamento, se em sua cidade não houver nenhuma loja de ar condicionado credenciado então você não pode utilizar o Construcard para este fim.

Quanto tempo leva para o Construcard chegar? Posso comprar antes disso?

Depois que a gente faz o cartão Construcard da Caixa me leva muitos dias para o cartão chegar em nossa residência? Antes mesmo do cartão chegar é possível fazer compras?

A resposta para a primeira pergunta é relativamente simples, ou seja, a julgar pela minha experiência o cartão demora muito para chegar, isto se ele chegar. Quando estava construindo minha casa eu fiz um cartão e minha esposa fez outro, acho que o dela chegou depois de vários meses é o meu para ser sincero acho que nem chegou em casa. Lembro que quando assinei o contrato informaram que chegaria em até 15 dias, mas se estivesse dependendo disso não teria terminado de construir minha casa.

Dá para usar antes dele chegar?

Sim, esta é uma possibilidade que ajuda bastante. Depois que você assina o contrato na Caixa logo nos dias seguintes eles informam o seu número do contrato que foi assinado, de posse desse número você consegue fazer as compras nas lojas de materiais de construção e não é necessário ter um cartão físico para realizar as compras. Normalmente quando você faz uma compra e não tenho cartão então a loja ligar para 0800 da Caixa e informa que foi feito uma compra, valor, o número do seu contrato e ainda os dados da loja e assim o pagamento é feito da mesma forma que você tivesse o cartão físico em mãos.

Todas as lojas funcionam assim?

Pelo menos comigo funcionou assim todas as lojas que precisei comprar e nenhum caso foi impedido de fazer a compra pelo simples fato de não ter um Construcard em cartão físico. Se existe alguma loja que exige o cartão físico não saberia dizer, mas acredito que na maioria funciona normalmente com o pagamento pelo telefone conforme explicado no tópico anterior. Pelo que notei a maioria das lojas estão acostumadas com isso e provavelmente o hábito da caixa de atrasar a entrega do cartão deve ser bastante comum.


Veja também: