Muitos sobrados em uma rua valoriza as outras casas?

Será que uma casa localizada em uma rua onde existe uma quantidade relativamente grande de construções do tipo sobrado pode tornar esta rua se este imóvel mais valorizado? Poderia ser o inverso, ou seja, mais desvalorizado?

 

Inicialmente acredito que o fato de uma rua ter diversos sobrados pode significar que o bairro ou a região seja formado de pessoas com maior poder aquisitivo e dependendo da qualidade de seus sobrados e da estrutura de cada um deles poderá indicar uma região mais nobres e portanto mais valorizado. Sobre esse aspecto é bastante positivo uma vez que a maioria das construções de uma rua acaba formando o seu perfil e isto influencia o valor inclusive dos outros imóveis, mesmo que esse não sejam de um padrão digamos assim tão elevado.

Mas existe outro aspecto que precisa ser considerado, pois se por um lado os sobrados podem ser valorizados, por outro é preciso se perguntar se as casas térreas que estão em volta ou no meio dos sobrados recebem a mesma valorização. Inicialmente sim, como explicado acima o conjunto de construções de uma rua acaba puxando a valorização de todo mundo inclusive de uma casa térrea, mas por outro lado existe o problema da privacidade que você poderá ter se construir uma casa ao lado de dois sobrados por exemplo.

Privacidade

Imagine que você tenha dois vizinhos que são dois sobrados e os dois ou pelo menos um deles tem uma janela voltado para o seu quintal. Você sentiria confortável com esta situação? Se você tivesse uma piscina ou uma área de lazer e privacidade no fundo da sua casa e dos dois lados tivesse duas janelas olhando pro seu quintal seria uma coisa legal? Se você tiver avaliando esta casa para comprar e perceber se esse fato, isso seria algum problema para você e você acabaria valorizando menos essa casa por conta disso ou isto é indiferente?

Sombra

Creio que a maioria das pessoas teria sim algum receio numa casa em situações como esta, afinal de contas é privacidade é uma coisa importante pode se ter em casa. Existe ainda o outro fator que dependendo da posição que o sobrado tem em relação à sua casa, ele poderá gerar sombra e muitas pessoas podem não gostar disso, embora este aspecto poderá ser até positivo se ele gerar sombra tarde minimizando assim o aquecimento da sua casa.

Conclusão

A conclusão é que tudo depende de como você olha para a questão e também do ponto de vista das pessoas que diretamente tem interesse nesses imóveis. Particularmente eu vejo algum problema nessa questão da privacidade mas isso depende também de como foram feitas as aberturas de janelas ou sacadas foram posicionados em relação ao seu imóvel.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos