Micro-ondas ou forno tradicional? Qual deles é indispensável?

O forno micro-ondas, assim como no forno tradicional a gás são bastante usados nas residências brasileiras atualmente. Mas qual deles pode ser considerado indispensável?

 

Antigamente o forno a gás era considerado um fator indispensável que sim todas as cozinhas brasileiras, ou pelo menos na sua grande maioria. O fato dele já fazer parte dos fogões tradicionais a gás já mostra a sua importância e o quanto ele era utilizado nas diversas receitas domésticas. Depois surgiu o forno micro-ondas e logo tornou-se uma mania nas cozinhas brasileiras. Mas hoje podemos dizer que os dois são necessários? Se tivesse que abrir mão de um deles, qual deles seria indispensável?

Não sou um especialista em cozinha, até porque me dou muito mal nas atividades de cozinhar, assar e coisas relacionadas, mas acredito que entre os dois fornos micro-ondas seria o mais importante hoje na cozinha. Veja o meu ponto de vista a respeito.

Forno tradicional

O forno tradicional a gás foi muito utilizado e indispensável no passado, mas ele traz consigo um problema que é a questão do tempo. Preparar algum tipo de alimento nesse tipo de forno requer um pouco de dedicação e aguardar um bom tempo pois o processo é mais lento e portando exigiria mais tempo disponível para a execução da tarefa. Acontece que as pessoas mudaram muito estilo de vida e a pressa passou a fazer parte do cotidiano da maioria das pessoas, logo o seu uso é visto por muitos como algo demorado o que acaba colocando de certa forma na ociosidade.

Micro-ondas

Micro-ondas vem com uma proposta exatamente oposta, ou seja, sua grande vantagem é agilidade e a rapidez com que ele é capaz de aquecer, cozinhar, assar, entre outras. De certa forma ele é a resposta para a vida apressada que temos. Desta forma em muitas situações é possível acreditar que ele faça mais sentido e seja mais utilizado do que o forno tradicional. Naturalmente que existem pessoas que não irão abrir mão de jeito nenhum do forno a gás, mas estou tentando analisar isso de uma maneira geral e considerando talvez o estilo de vida contemporâneo.

Recentemente mudei para uma casa que construir e nela colocamos de um fogão cooktop que não tem forno evidentemente. Embora eu tenha deixado um espaço no armário para comprar um forno individual e colocar ali, minha esposa acabou adaptando suas receitas no micro-ondas e pelo visto a ideia de ter um forno tradicional a gás está um pouco esquecido. Desta forma e considerando a nossa situação em casa é possível dizer que no nosso caso no micro-ondas é indispensável.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos