Mão de obra ou materiais: O que gasta mais na construção de uma casa?

Veja esta análise que mostra a relação de gasto com material de construção e também com os custos com a mão de obra para construção de uma casa. Veja o que você gasta mais quando pretende fazer uma obra.

 

Na construção de uma casa os gastos ficam concentrados basicamente sim duas coisas, materiais de construção de custo com mão de obra. É verdade que não se limita a isso, já que você gasta também com documentação, impostos, entre outros gastos menores. Contudo a compra de materiais de construção que vai do básico ao acabamento envolve uma grande soma de dinheiro e também a contratação de pedreiros, arquiteto, pintores, marceneiros e outros profissionais acabam consumindo outra parcela significativa de recursos para construção.

Materiais de construção

O custo com material de construção geralmente é maior do que o custo com a mão de obra, mas não existe um percentual exato, uma vez que é necessário considerar o tipo de material que você irá comprar, bem como os profissionais que pretende contratar. Como eu construí minha casa recentemente, no meu caso eu gastei aproximadamente 60% do valor total com material de construção e com isso posso dizer categoricamente que foi um valor muito significativo, embora eu tenha procurado economizar muito na compra desses materiais e em muitos casos até optei por produtos mais econômicos e às vezes até de qualidade um pouco inferior visando baratear o custo da construção.

Mão de obra

Aproximadamente 40% do valor total da construção foi pago para os profissionais que trabalharam na construção da minha casa, isto inclui arquiteto, engenheiro, pedreiros, pintores e outros profissionais que você necessita para fazer as diversas etapas da construção. Como explicado acima este número também não é fixo em você não pode considerar que em todos os tipos de construção você irá gastar 40% com a mão de obra, pois dependerá muito dos valores contratados e também da qualidade do material que você pretende comprar.

Você pode ter uma referência melhor de preços de materiais e mão de obra dando uma olhada nesses projetos que estão a vendas nesse site (http://www.soprojetos.com.br), lá eles mostram o custo total da construção e o preço de cada uma dessas partes.

Segunda construção

O relato acima é referente a minha primeira construção, mas no ano passado eu fiz outra casa e a relação de custo de materiais e mão de obra foi ligeiramente diferente da primeira. Aqui o gasto com mão de obra ficou em torno de 35% do valor total, enquanto que o gasto com materiais ficou em torno de 65%.

Essa diferença ocorreu pelo fato de neste segundo caso eu ter investido um pouco mais em materiais de construção, como portas e janelas melhores, porcelanato ao invés de piso, pias de banheiro sob medida ao invés dos kits tradicionais, móveis planejados, entre outros. Apesar de eu ter gasto mais com mão de obra, o aumento em relação ao material de construção foi realmente bem maior.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos