Ligação de luz e Poste padrão: Preço, tipos e dicas de instalação

Veja algumas dicas e informações sobre os procedimentos para a ligação da luz em um terreno para a construção de uma casa. Compra do poste, preço e instalação do mesmo.

 

Existem algumas etapas ou procedimentos que são necessários antes de iniciar a construção de uma casa, como a limpeza e terraplenagem do terreno, ligação da água e esgoto, ligação da energia elétrica, entre outros. Sobre a ligação da energia gostaria de salientar algumas dicas, bem como os custos envolvidos com este processo. Vamos começar.

Poste padrão

A primeira coisa a fazer é a compra do chamado poste padrão que deve ser comprado em lojas de material elétrico ou mesmo nos fabricantes deste tipo de poste. Atualmente ele é feito de concreto e já vem com a caixa para o relógio de marcação da energia que será consumida na casa ou estabelecimento. Um dado importante é que ele poderá ser monofásico, bifásico ou trifásico.

Tipos de poste padrão

Creio que o modelo mais usado atualmente para residência seja o bifásico que permite a ligação em fase 110v e 220v. Esta configuração é ideal para que você possa ligar os chuveiros e ar condicionado em 220v e o restante das tomadas e lâmpadas em 110v.

Além da classificação em monofásico, bifásico ou trifásico, existe também alternativas de postes com uma caixa ou relógio, duas, três ou quatro caixas. Essas variações são necessárias para residências ou estabelecimentos onde há mais de uma construção e se deseja fazer a ligação da luz e consequentemente ter contas separadas. Um caso típico desta necessidade ocorre quando se tem uma casa na frente e uma nos fundos.

Custo de aquisição

Eu comprei o modelo bifásico e na minha cidade os preços variavam de R$ 740,00 a quase R$ 900,00 em algumas lojas. Este valor já está incluso a instalação dele, ou seja, na entrega do poste eles já fazem a colocação dele no local certo, deste que você atente para o passo seguinte.

Instalação do poste

Uma vez comprado é necessário fazer a preparação para a instalação do poste e para isso é necessário que o buraco já esteja pronto no dia da entrega. Normalmente as dimensões e profundidades necessárias para a instalação do poste padrão são especificadas no ato da compra. No meu caso foi necessário cavar um buraco de 1,35 metros e 40 cm por 40 cm de diâmetro.

Uma vez que o buraco esteja cavado no local desejado, no ato da entrega eles já colocam ele no lugar e deixa pronto para pedir a ligação da luz.

Ligação da luz ou da energia elétrica

Estando o poste já instalado é necessário solicitar a ligação da luz na companhia de energia elétrica da sua cidade. Eu não sei se em todas as companhias o procedimento é o mesmo, mas na Elektro que atente a minha cidade é necessário anotar o número do medidor de uma casa vizinha e levar este número, juntamente com o endereço, CPF e RG do proprietário para solicitar a ligação.

Um detalhe importante é que não há custo para pedir a ligação da luz e o prazo de ligação normalmente é de 5 dias úteis após a formalização do pedido.

Procedimentos para a ligação

Após fazer o pedido é necessário que você já esteja com o poste padrão instalado, conforme explicado acima e que tenha o número da residência já fixado em algum lugar. Como você ainda não fez nenhuma construção no local, o mais indicado é você colocar o número da casa no próprio poste padrão. Além disso, eles pedem para você fazer uma base de concreto na frente do poste.

Todas essas informações você deverá validar junta a companhia de energia da sua cidade onde você fez a solicitação da ligação da luz ou energia elétrica.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos