Janelas verticais ou horizontais? Qual modelo é melhor?

Veja esta análise que mostra a relação entre janelas verticais ou horizontais na sala de uma casa e qual modelo é mais adequado para se usar atualmente na construção de uma residência.

 

Existem vários modelos de janelas que podem ser colocadas na sala de uma casa algumas delas geralmente são verticais e outras horizontais. Historicamente as janelas horizontais foram mais utilizadas, especialmente os do tipo veneziana se tornou bastante comum na construção civil, mas atualmente parece que a moda é usar janelas verticais de vidros e mediante desta nova tendência fica a pergunta: qual modelo é melhor para usar na sala de uma casa?

Janelas horizontais

Como citei acima é um modelo bastante utilizado e muito tradicional, logo a vantagem de usar esse modelo é que você encontrará uma vasta quantidade de modelos para comprar desde os modelos mais simples de ferro até os mais sofisticados de madeira ou alumínio, por exemplo. Também conta como fator favorável a ideia de que o custo das janelas horizontais geralmente são mais em conta pelo fato de você encontrar uma grande variedade do mercado e haver evidentemente produção em larga escala.

Como desvantagem existe o fato da janela horizontal traduzir uma ideia tradicional e comum, logo para aqueles que pretendem fazer uma casa com alguns diferenciais arquitetônicos esse tipo de janela poderá não ajudar muito visto que eles apresentam exatamente uma ideia bastante comum e tradicional.

Veja algumas imagens de janelas horizontais.

Janelas verticais

Boa parte das novas construções estão utilizando modelos de janelas verticais totalmente em vidro e este modelo traz algumas vantagens que é exatamente o fato de representar modernidade e também permitir que você possa criar janelas de tamanhos diferentes, inclusive algumas com altura bem grande como acontece nas construções tipo sobrado onde as pessoas fazem uma janela para uma parede de pé direito duplo.

Mas esse modelo também traz algumas desvantagens é talvez a principal delas seja a dificuldade maior de manutenção e limpeza, especialmente nos casos em que as pessoas colocam janelas muito altas como no caso de pé direito duplo. A limpeza e manutenção é mais delicada já que é um processo mais complexo uma vez que o vidro requer bastante cuidado com limpeza. O custo de uma janela vertical nesses moldes também fica bem mais caro e portanto ele deve ser usado por aqueles que querem realmente dar um bom diferencial arquitetônico, mesmo sabendo que terá um custo maior desse tipo de abordagem.

Veja algumas imagens de janelas verticais.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos