Janela da sala é melhor de vidro ou madeira?

Será que a janela da sala de uma casa é melhor ser de madeira ou de vidro? Qual o tipo de material fica melhor para ser usado na janela da sala em termos de custo, praticidade e mesmo a estética da parede?

 

A escolha do tipo de material a ser usado em portas e janelas é de grande importância para o resultado final que você pretende obter em uma casa, portas e janelas tem além do aspecto estético a questão funcional e mesmo praticidade do seu uso e desta forma alguns tipos de materiais são mais adequados em alguns ambientes e portanto não é possível definir uma regra única. Mas abaixo temos algumas ideias que podem ser úteis na hora de definir o que se deve usar: vidro ou madeira para a janela da sua sala.

Madeira

A madeira é um material nobre é muito utilizado na construção civil. Com ela é possível darmos um ar mais rústico e sofisticado ao ambiente e portanto o uso de portas e janelas de madeira na sala tendem a dar um ar mais sofisticado ao ambiente. Conta ainda a favor da madeira no fato dela ser bonita e combinar com vários tipos de ambientes.

Mas é um material que exige alguns cuidados e se a janela da sala receber incidência direto de chuva então não é o melhor tipo de material para ser usado. Também é necessário que a madeira seja bem envernizada e receba manutenção periódica para evitar problemas de corrosão como cupins, por exemplo. A escolha do tipo de madeira também é de vital importância para garantir uma vida longa e naturalmente que os cuidados também são importantes.

Algumas considerações sobre a madeira:

Veja aqui vários exemplos de janela de sala de madeira.

Vidro

Atualmente muita gente tem optado pelo vidro com material a ser usado na construção de janelas, especialmente os vidros inteiros do tipo blindex. Conta favor do uso do vidro é que ele indica modernidade e também traz bastante leveza ao ambiente. O custo pode ser mais alto do que a madeira e outros tipos de materiais que podem ser usados, mas os resultados podem ser bons quando usado adequadamente no seu projeto de arquitetura.

Os cuidados que devem ser tomados com o vidro da janela da sala estão relacionados à limpeza e manutenção, uma vez que o vidro exigir mais atenção nesse sentido. Também é preciso ter bastante cuidado pois é um material frágil e pode quebrar facilmente em caso de algum tipo de choque.

Considerações sobre o uso de vidro na janela da sala:

Veja aqui vários exemplos de janelas de sala de vidro.

A escolha de um material o outro dependerá muito do projeto da sua casa, mas atualmente a opção por vidros aparentemente tem sido maior em muitos casos.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos