Investir em imóvel na planta pode ser lucrativo?

Diversas construtoras vendem imóveis como casas e apartamentos na planta. Mas será que esse tipo de negócio é bom? Investir em imóvel na planta pode ser lucrativo?

 

Pode ser lucrativo sim. Aliás algumas pessoas consideram que a compra de imóveis na planta é uma das melhores alternativas de investimento na atualidade. Não é possível generalizar, a final como tudo na vida existe aspectos positivos e negativos, mas sem dúvida nenhuma aqueles que podem fazer um investimento nesse tipo de imóvel e esperar até que ele seja construído, certamente do ponto de vista financeiro poderá ter bons resultados.

Por que é vantajoso?

Certa vez ouvi um corretor de imóveis fazer um cálculo bastante simples em relação à compra de imóveis na planta. Segundo ele esse tipo de empreendimento leva em torno de 3 anos para ser concluído, ou seja, do momento em que você comprar o imóvel até a construção dele o prazo médio aproximado é de 3 anos. Imagine que você e nesse período esteja pagando em prestações e estas sofrerão correção pelo INCC que é o Índice Nacional da Construção Civil. De acordo com os últimos dados do INCC, em três anos você teria um aumento médio aproximado de 20 por cento em relação ao valor que você pagou no imóvel na ocasião da compra, porém em 3 anos ele poderá sofrer uma valorização de até 60% e desta forma você teria um ganho real de 40% do valor do imóvel.

Isto é regra?

Não isto não é uma regra e não pode ser levado ao pé da letra, afinal esta é uma explicação para um cenário mais ou menos comum mas que pode sofrer variações para mais ou para menos dependendo do tipo do empreendimento, da construtora, da localização do imóvel, do cenário econômico da época, entre outras características que podem modificar a forma de valorização de um imóvel.

Mas de uma maneira geral o imóvel é sempre muito é uma opção bastante segura e compra-lo na planta significa comprar um valor que certamente terá alguma rua valorização até a sua construção ou mesmo depois que ele já estiver pronto, logo aqueles que podem fazer esse tipo de investimentos sem dúvida alguma é uma boa opção no médio e longo prazo.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos