Infiltração na parede, como resolver o problema?

Como resolver problemas de umidade na parede e infiltração de água? Dá para resolver definitivamente não existem apenas soluções paliativas para minimizar os efeitos desse problema?

 

Os cuidados com as paredes de uma casa devem ser muitos, afinal de contas elas constituem a base da sua casa e portanto problemas como infiltração e umidade podem ser sinais de consequências mais graves no futuro se nenhuma ação for tomada no presente para sanar o problema ou pelo menos minimizar os seus efeitos. A incidência de infiltração é algo bastante comum em muitas casas e as razões para o problema podem ser diversas, assim como as soluções também.

Causas da infiltração

Normalmente a infiltração acontece quando a parede tem contato com uma superfície úmida que pode ser uma encosta de terra, o muro do vizinho que passa umidade para a parede, água da chuva, canos de água com vazamento, entre tantos outros motivos. Qualquer que seja a razão que leva a existência da infiltração, uma coisa é certa: o problema precisa ser tratado para evitar que a parede venha a sofrer corrosão com o tempo.

Como resolver o problema de infiltração

Eu tinha uma casa que estava com bastante problema de infiltração e havia diversas razões para isso. Primeiro que a água da chuva caía direto do telhado e espirrava muito na parede. Para esse problema eu coloquei uma calha no final do telhado para escoar a água e evitar que ela caísse em formas de goteira e assim minimizar o impacto da água na parede.

Do outro lado da casa que era encostado na casa de um vizinho havia também a infiltração e aí o problema era mais complicado porque eu não tinha acesso ao outro lado para fazer alguma ação no sentido de estancar a fonte da umidade. Nesse caso a solução foi tratar a parede do lado de dentro apenas, tirando o reboco e fazendo um novo com a aplicação de um impermeabilizante. Esta solução não é definitiva e não sei se o problema voltou, pois vendi a casa, mas neste caso você trata apenas os efeitos da infiltração e não a sua causa.

Causa e efeito

Esta relação é muito importante neste caso, pois o ideal é você tratar as causas do problema ou a fonte da umidade. Quando isto é possível, ótimo, mas quando não é possível é necessário tratar pelo menos os efeitos que foi o que fiz no exemplo acima da minha casa.

Cuidados.

Ao fazer uma parede tome os seguintes cuidados com a parte externa dela:

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos