Impermeabilização do alicerce. Veja a importância de impermeabilizar

Entenda porque é necessário impermeabilizar o alicerce da sua casa para evitar a infiltração que vem de baixo para cima. Veja os produtos que usei e como foi feito o baldrame.

 

A construção de uma casa começa pela base que é o alicerce. Antigamente o alicerce era composto apenas por uma camada de pedras ou tijolos e logo em seguida as paredes eram levantadas em cima dele. Feitas muitas vezes de barro e nem por isso as casas caiam, mas hoje a história da construção de casas é bem diferente.

Um bom alicerce

Eu estou construindo uma casa térrea e vou contar o que fiz antes de levantar as paredes. A primeira coisa foi furar algumas brocas para construir as colunas que darão sustentação ao alicerce. No meu caso foram feitas 44 brocas de 5,5 metros naca uma. Depois esses buracos foram preenchidos de concreto usinado e ai em cima dessas colunas foi feito o baldrame.

O baldrame, para quem não sabe, é o alicerce que no meu caso foi feito com concreto também. Primeiro eles cavam em torno de 25 a 30 cm de profundidade e largura em toda a extensão da casa onde haverá paredes. Dentro deste espaço é colocado algumas barras de ferro trançadas e preenchido posteriormente com concreto usinado também.

Usa-se muito ferro e concreto. Muito mesmo. Mas com isso você tem uma boa base em colunas dentro do chão e em cima delas o baldrame todo preenchido de ferro e concreto.

Isto basta?

Deveria bastar, afinal estamos falando da combinação aço e concreto. Com essa combinação já foram erguidos edifícios altíssimos, pontes gigantescas, barragens de usinas hidrelétricas e tantas outras obras notáveis da engenharia civil.

Contudo ainda existe a necessidade de fazer algo extremamente importante que é a impermeabilização do alicerce.

Por que impermeabilizar o alicerce?

Muitos podem imaginar que seja necessário impermeabilizar as paredes, especialmente na parte mais baixa dela, afinal ela vai sofrer incidência da água da chuva, mas embora isto também seja necessário, o alicerce é um forte vilão quando o assunto é umidade.

Todos nós sabemos que a umidade poderá vir de baixo para cima e esta umidade poderá subir e chegar à parede causando a famosa infiltração e atingindo em cheio o reboco e pintura que é a primeira vítima. Desta forma, depois do alicerce pronto é necessário aplicar a impermeabilização nele para evitar também a umidade que vem de baixo.

Qual é o melhor impermeabilizante?

Neste caso há várias opções, eu usei dois produtos para dar uma dupla proteção. O primeiro foi um impermeabilizante a base de cimento que é aplicado diretamente sobre o baldrame em três demãos. Depois eu apliquei um segundo produto preto de base asfáltico. Esses dois formam uma boa combinação, mas esta foi a nossa opção.

E se eu não impermeabilizar o alicerce?

Neste caso há forte risco de você enfrentar problemas com infiltração no futuro, pelos motivos acima explicado, portanto se você já construiu e não impermeabilizou, paciência, mas se ainda há tempo de fazer, não ignore esta importante etapa. O custo é irrisório diante do benefício que ele traz.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos