Garagem para um ou dois carros? O que vale a pena fazer?

Será que ao construir uma casa o ideal seria fazer uma garagem para 2 carros ou é preferível gastar menos e fazer garagem para um único carro? O que vale mais a pena em termos de custo e benefício?

 

Essa é uma pergunta difícil de responder pois existem vários fatores que precisam ser analisados e embora eu acredite que o ideal seja fazer uma garagem para 2 carros, seria perigoso generalizar e não levar em consideração outras necessidades e possibilidades. Desta forma é preciso ponderar para responder, mas como já citei eu acredito que o ideal seria fazer uma garagem para 2 carros e as razões para isso podem ser entendidas nos dois itens abaixo.

Quantidade de carros

Hoje sabemos que a maioria das famílias têm ou terão no futuro dois carros. A razão para isto é pelo fato de que no Brasil nós adotamos o transporte individual como sendo o prioritário, diferente de outros países que adotam transporte público como sendo de maior importância. Pelo fato de termos essa tendência muito forte e individualizar o transporte e também pelo fato das pessoas terem necessidades de deslocamento e horários e condições diferentes, fica claro que ter um carro só em uma casa é pouco e se aquela família ainda não tem dois carros creio que é apenas uma questão de tempo para que o segundo automóvel seja adquirido. Desta forma construir uma garagem para 2 carros atende essa necessidade que é bastante comum em boa parte das famílias.

Valorização do imóvel

Se você precisar vender a sua casa ou no futuro, certamente a quantidade de vagas disponíveis na garagem será um fator determinante para aumentar o valor do seu imóvel e atrair mais compradores. Uma casa com uma garagem única poderá ter o problema de muitas pessoas não se interessar exatamente pelo motivo exposto no item anterior, mas se você tem espaço para 2 carros a história muda e não só o valor pode ser melhorado, bem como haverá um mercado maior.

Garagem para um carro

Mas existem situações em que a pessoa não tem espaço para a construção de uma garagem de dois carros e outros motivos que não permitem que seja feito, nesse caso a alternativa é criar apenas uma vaga de garagem. Mas quando for possível e houver recursos de espaço disponível, mesmo que você não for usar de imediato, eu acredito que é altamente aconselhável você fazer uma garagem para 2 carros.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos