Garagem aberta ou fechada, qual é melhor?

O que é melhor em uma garagem de ter a sua frente aberta ou fechada com portão? Qual o modelo fica melhor em termos de privacidade, acesso e comodidades na entrada e saída com automóveis na sua casa?

 

Nas casas que morei até então quase todas tinham um portão na frente fechado, afinal de contas como é comum em casas de bairro que você precisa ter um muro na frente e consequentemente precisa ter um portão para garantir a entrada e à saída de automóveis na garagem. Mas na casa que estou morando atualmente e que foi construída dentro de um condomínio fechado a garagem é aberta, uma vez que o regulamento do condomínio não permite o fechamento da frente da casa.

Garagem fechada

É um modelo mais comuns na maioria das residências no Brasil e isso acontece pelo fato de termos que se fechar a frente da casa e consequentemente a garagem. Porém muitas pessoas que têm a casa um pouco recuada de um muro da frente pode fazer a garagem aberta permitindo assim maior espaço de entrada e saída. Nos casos onde a garagem é fechada a vantagem é que você tem mais privacidade e não deixa exposta visualmente. Como desvantagem existe o problema da falta de espaço que normalmente você acaba perdendo um pouco de espaço pelo fato de ter um portão como limitador.

Garagem aberta

Além do caso que eu citei acima aqui do condomínio existem pessoas que mesmo morando no bairro aberto podem tranquilamente ter um portão de entrada na casa e manter a garagem aberta pelo fato da casa ficar recuada em relação ao portão de entrada. Particularmente eu achei a garagem aberta bem mais vantajosa pelo fato de você ter um pouco mais de espaço, poder colocar um segundo automóvel quando for necessário e não ficar com um ambiente estritamente fechado.

Naturalmente que cada construção tem suas próprias características não é possível às vezes escolhemos o modelo que queremos, mas ao construir uma casa e havendo espaço e possibilidades, eu creio que fazer uma garagem aberta proporcionar mais vantagens em termos de espaço, de liberdade, entre outras vantagens. Contudo cada um precisa analisar aquilo que é ideal dentro do projeto da sua construção.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos