Financiar casa pronta ou a construção? O que é melhor?

Qual é a melhor opção entre pedir um financiamento para comprar uma casa pronta ou para fazer a construção? Existe vantagem ou desvantagem entre um desses financiamentos na Caixa?

 

Primeiro é preciso deixar claro que as duas opções são possíveis e bastante viáveis, então de fato em muitas situações o que fica mesmo é a escolha entre a melhor alternativa. Eu passei por essa situação pois tinha um terreno que precisava construir uma casa mas não tinha dinheiro para fazer a construção, então eu tinha duas alternativas que era vender o terreno e dar uma entrada em uma casa pronta e financiar o restante ou fazer um financiamento da construção de usar o próprio terreno que eu tinha para erguer a obra.

Financiamento da casa pronta

O financiamento da casa pronta é mais fácil de fazer e talvez seja a modalidade mais utilizada em termos de crédito habitacional atualmente, isto por que tão logo o financiamento seja aprovado, você já passa a ter direito de posse do imóvel e portanto é mais rápido, mais fácil de aprovar e com muito menos burocracia. Nesse caso se a casa ou apartamento que você estiver comprando estiver em boas condições e a documentação do imóvel, bem como dos compradores e vendedores estiverem dia, é quase certo que não há problema algum o processo é relativamente rápido.

Veja algumas vantagens do financiamento da casa pronta:

Financiamento da construção

No caso do financiamento da construção é um pouquinho diferente e segundo as informações que obtive junto a Caixa e com correspondente autorizado pela Caixa o processo acontece mais ou menos da seguinte forma:

No meu caso eu acabei desistindo de fazer o financiamento da construção pois achei bastante burocrático e também não tinha os recursos necessários para fazer a parte inicial de projeto, documentação e construção da primeira etapa da obra com recursos próprios.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos