Financiamento direto com a construtora é melhor do que a Caixa?

Será que obter o financiamento de um terreno, casa ou apartamento diretamente com a construtora é melhor do que financiar diretamente com a Caixa ou outro banco comercial?

 

Esta é uma questão interessante cuja resposta pode ser um depende, ou seja, é preciso levar em consideração alguns fatores antes de determinar se é melhor financiar com a construtora ou coma Caixa, por exemplo. Como eu já fiz financiamento coma Caixa e agora fiz um direto com a construtora, gostaria de expor alguns pontos sobre o assunto.

Prazo de pagamento

O financiamento habitacional e tradicional com os bancos podem chegar em até 420 meses, o que é um prazo muito longo, já com a construtora dificilmente passará de 120 meses, mas normalmente o máximo chega a 96 meses. Então para quem quer terminar logo o pagamento, esta última opção é a melhor.

Juros

Os juros cobrados pelas construtoras geralmente são mais altos que a Caixa e isto faz bastante diferença. Contudo, como o prazo para pagamento é menor, na prática você acaba pagando menos juros. Mas como juros é uma política é necessário sempre pesquisar as melhor alternativas com juros menores.

Burocracia

Aqui há uma diferença brutal. Na Caixa e outros bancos comerciais a burocracia não é pequena e o processo de avaliação e liberação de um imóvel pode levar meses, sem contar os diversos documentos que precisam ser apresentados. Com a construtora, geralmente é o inverso. Lembro-me de quando comprei o terreno que a única coisa que eles pediram foi o número do CPF, RG e comprovante de endereço. Contudo, dependendo da construtora e do tipo de imóvel que você estiver comprando esta situação poderá ser diferente.

Disponibilidade de imóveis

Um dado importante é que existe uma quantidade menor de imóveis a venda por financiamento direto coma construtora, pois isto acontece geralmente com imóveis novos, como loteamentos ou condomínios recém-lançados. No caso da Caixa é possível financiar imóveis novos e usados e neste caso a lista aumenta bastante.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos