Financiamento de imóveis, qual tem melhores taxas de juros?

Dentre as diversas opções de financiamento imobiliário ou de imóveis, qual tem deles melhores taxas de juros e qual banco é melhor para financiar?

 

Quando uma pessoa precisa fazer financiamento habitacional, muitos são os detalhes que precisam ser analisados antes de fazer a assinatura do contrato com o banco que irá financiar, afinal de contas trata se de uma operação de longo prazo e para muitas pessoas pode significar um compromisso para o resto da vida já que boa parte dos financiamentos imóveis ocorre com assinaturas de contratos para períodos de 30 a 42 anos e isto é muito tempo.

O problema da taxa de juros

Talvez nem todos saibam, mas quando você paga a prestação de uma casa ou apartamento que foi financiado pela Caixa ou por qualquer outro banco, parte deste valor é usado para amortizar ou diminuir a dívida que você tem com o banco, mas a outra parte é usada para pagamento de juros e quanto mais alto for a taxa de juros do seu financiamento, maior será o percentual da parcela destinado para o pagamento dos juros. Desta forma, procurar por taxas de juros mais baixas fazem todo o sentido.

Quais bancos têm as melhores taxas de juros?

Pode ser que em algumas modalidades de financiamento as taxas de juros sejam bastante parecidas entre os bancos, mas na época em que financiei a minha casa cheguei a fazer a simulação em alguns bancos é a Caixa era que tinha a melhor taxa de juros. Se você considerar que a maioria dos financiamentos habitacionais são feitos pela Caixa é bem provável que ela tenha de fato a melhor taxa e as melhores condições para financiamento habitacional. Contudo, o ideal é você fazer uma boa pesquisa entre todos os bancos, solicitar simulações para que você tenha certeza de qual é a melhor taxa para o seu caso.

Financiamento com taxa de juros mais baixa

Dentro de um mesmo banco é possível encontrar várias linhas de créditos habitacional e cada uma delas pode ter taxa de juros diferentes, portanto além de fazer a pesquisa entre os bancos é preciso conhecer as opções que cada um deles oferece termos de financiamento de imóveis para verificar qual é a melhor opção em termos de juros. Atualmente o programa Minha Casa Minha Vida oferece as taxas de juros mais baixas do mercado, mas se você não se enquadra neste programa talvez as melhores alternativas sejam os financiamentos da Caixa que usam recursos do FGTS, entre outras opções. É preciso considerar ainda que a renda que você apresenta ao banco pode impactar neste sentido e portanto é bom ficar atendo a este detalhe.

Relacionamento com o banco

Outra questão importante é que a taxa de juros poderá ser diferenciada se você tiver relacionamento com o banco ou comprar um pacote de serviços deles. Quando eu financiei a minha casa, eu peguei um cartão de crédito, cheque especial e coloquei as prestações em débito automático. Normalmente esses relacionamentos ajudam a conseguir condições melhores para o financiamento.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos