Financiamento de casas pela Caixa, como funciona?

Veja uma explicação de como funciona o processo de financiamento de casas e apartamentos pela Caixa? Explicação de quem já financiou uma casa e portanto conhece bem.

 

O financiamento de casas pela Caixa é um processo que pode ser um pouco complicado em algumas situações mas de uma maneira geral ele acontece de maneira bastante tranquila e neste artigo irei mostrar como ele funciona. Para explicar isto usarei a minha experiência já que comprei uma casa financiada pela Caixa e vendi uma casa e um terreno, ambos também foram financiados pela Caixa por seus compradores e portanto tenho um pouco de experiência nesse processo de avaliação e aprovação do financiamento.

Como funciona o financiamento de carros

O primeiro passo para fazer o financiamento é você juntar toda a documentação do imóvel, do comprador e também do vendedor. Esta documentação pode ser consultada neste link que mostra o que é necessário para iniciar o processo de financiamento. Com a documentação em mãos você deve ir até uma agência ou procurar um dos correspondentes da Caixa que geralmente são agentes imobiliárias na sua cidade. Eles irão montar o processo e esse será enviado ao banco para avaliação e aprovação.

Prazo

O prazo para avaliação e aprovação de um financiamento pode variar bastante, indo de algumas semanas ou há alguns meses e isto depende dos trâmites da própria agência e também se não houver nenhum problema na documentação apresentada. Quando eu financiei a minha casa, salvo engano, eu não havia entregue uma declaração de imposto de renda de isento e isto parou no processo. Tive que ir até a Receita Federal e resolver esse problema para depois retomar se dar continuidade.

O que é avaliado?

Eles avaliam tudo. A documentação do comprador como análise de crédito, a documentação do vendedor como a situação dele junto a diversos órgãos, especialmente os órgãos federais e principalmente a avaliação do imóvel, não só no aspecto documentação do imóvel, mas também engenheiro da Caixa fazer uma vistoria na casa para verificar se a mesma tem condição de ser financiado.

Assinatura do contrato

Se o financiamento foi aprovado, vendedores e compradores serão convocados a irem até a agência ou no correspondente responsável e fazer a assinatura do contrato de financiamento. Para quem está vendendo isto significa que após assinado o contrato se ele receberá o dinheiro da Caixa em aproximadamente 30 dias que é o período necessário para fazer o registro do imóvel em cartório. Para quem está comprando significa que ele já assumiu a dívida e em 30 dias já deverá pagar a primeira prestação de acordo com o combinado e assinado no contrato.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos