Financiamento de casa ou apartamento. Conselho de quem já fez

Se você está pensando em comprar uma casa ou apartamento financiado, veja as dicas de quem já fez esse tipo de financiamento e saiba alguns detalhes importantes antes de você efetuar a compra o iniciar o processo de financiamento.

 

Em 2009 eu comprei uma casa como não tinha dinheiro para fazer o pagamento à vista tive que recorrer a Caixa para pedir um financiamento habitacional, dois anos mais tarde precisei vender a casa e a pessoa que comprou também optou por fazer um financiamento, no ano seguinte vendi um terreno e o comprador também optou por fazer um financiamento do mesmo. Desta forma, durante algum tempo estive diretamente envolvido com o processo de financiamento habitacional, aprendi bastante coisa gostaria e compartilhar algumas dicas para quem deseja fazer esse tipo de financiamento.

Posso financiar qualquer imóvel?

Não. Para financiar um imóvel o mesmo preciso oferecer condições de garantia do financiamento, desta forma a Caixa leva em conta as condições físicas do imóvel, bem como toda documentação do mesmo. Imóvel muito antigo o que é presente uma estrutura ruim, dificilmente será aprovado pela Caixa para servir de garantia do financiamento. O mesmo acontece com imóvel que não tem documentação em dia.

Como compro a renda?

Você pode comprovar a renda com o holerite na sua empresa, caso trabalhe registrado de maneira formal, com declaração do imposto de renda do último exercício e outras alternativas que a Caixa aceita como comprovação de renda.

Demora a aprovação?

Pode demorar um pouco. Isso varia bastante de caso para caso e de situação para situação, nos três processos de financiamento em que estive envolvido, um deles chegou a levar quase 4 meses para que todo o processo terminasse, embora nesse caso houve um erro de documentação e praticamente teve que ser refeito. Normalmente leva de algumas semanas.

Dá para financiar 100% do imóvel

Esta é uma dúvida bastante comum é a resposta para ela é que hoje e pelas regras atuais nem a caixa em outros bancos fazem financiamento de 100% do valor do imóvel, no caso da Caixa o máximo que eles financiam e 90% e os dez por cento você deve pagar em dinheiro ou de outra forma diretamente para o vendedor.

Vale a pena?

Acho que vale a pena para pessoas que precisam de uma casa, que paga o aluguel e não tem outra alternativa. Do ponto de vista econômico não é uma boa ideia, já que na prática você paga muito juros devido ao longo prazo financiamento, mas para uma pessoa que paga aluguel é preferível refinanciar e pagar as prestações da casa própria.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos