Fachada de vidro de casas. Veja as vantagens e os problemas

Atualmente existem muitas construções que estão utilizando o vidro na fachada, será que isso é bom ou ruim? Veja quais são as possíveis vantagens e também os problemas que esse tipo de abordagem pode trazer?

 

No condomínio onde moro boa parte das casas ainda estão em construção, uma vez que é um condomínio novo e eu fui um dos primeiros moradores a vir para cá. Tenho o hábito de fazer caminhada ou andar de bicicleta pelo condomínio e em minhas andanças tenho observado que o uso de vidro na fachada das casas e muito comum. Alguns são mais discretos, mas muita gente tem feito verdadeiras vidraças na frente da casa com fachadas altas e vidro de cima embaixo. Diante disso fiquei me perguntando porque esse tipo de abordagem e quais as vantagens e os problemas que ela poderia trazer.

Vantagens

Creio que é o principal motivo que leva as pessoas a usar vidros na frente da casa é pelo fator estético. Pelo menos aqui fica muito claro que as pessoas que adotam essa abordagem fazem fachadas bastante imponente e o uso do vidro ajuda a dar uma qualidade estética muito maior do que se usassem outro tipo de material. Naturalmente pelo fato de ser uma fachada imponente e alta era necessário usar alguma estratégia para dar uma quebra e não deixar um paredão na frente, logo o vidro entra como uma alternativa por ser um material que proporcionam a iluminação e cria exatamente esta quebra na parede havendo assim uma harmonia estética na fachada.

Acho que também devemos levar em consideração fatores de iluminação, uma vez que se você tem uma sala muito alta é interessante ter uma boa iluminação para evitar um ambiente um pouco sombrio. Nesse aspecto o vidro é um material interessante e proporcionam exatamente o resultado que a pessoa precisa.

Problemas

Um dia caminhando com a minha esposa ela ficou questionando quem é que iria fazer a limpeza dos vidros, uma vez que em muitos casos eles ficam numa posição muito alta e a uma quantidade enorme de vidros, logo na visão dela o fator manutenção aparece como um problema maior do que se fosse uma parede de alvenaria ou outro material qualquer.

Eu olho para esta abordagem com uma visão um pouco diferente, no meu entendimento o grande problema do uso excessivo de vidro na fachada de uma casa pode estar relacionado com o conforto térmico que poderá ser duramente abalado dependendo da posição que a casa tem em relação ao sol. Em muitos casos as fachadas de casas recebe a incidência direta do sol da tarde e como o vidro é um material transparente, significa que toda radiação solar vai para dentro da sala e com isso haverá um aquecimento enorme do imóvel em função do vidro não bloquear a radiação do sol. Naturalmente que muitos usarão cortinas, mas ela é insuficiente para bloquear o sol do verão o que é muito forte aqui no Brasil.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos