Fachada alta com vidros de cima a baixo. Tendência na construção

Será que o uso de fachadas com vidro de cima a baixo formando algumas faixas é uma tendência que veio para ficar na construção civil no Brasil? Quais as vantagens do uso dessa estratégia na construção de uma casa?

 

Basta dar uma volta por alguns condomínios fechados para você perceber que muitas pessoas estão adotando um modelo de construção onde a frente do imóvel recebe algumas faixas de vidros que vão do teto ao chão, formando faixas verticais totalmente envidraçados e em alguns casos com vários metros de altura. Digo isto referente aos condomínios pois parece que são nesses ambientes onde é mais comum encontrar esse tipo de construção. Será que essa tendência veio para ficar? Será que ela é boa?

Tendência

Parece que essa tendência é realmente muito forte pois já encontramos em inúmeras construções seguindo basicamente esse padrão e com isto é de se esperar que mais imóveis serão construídos em diversas regiões fazendo o uso do vidro como um dos principais materiais da fachada. Na verdade o uso do vidro já era muito comum mas esse modelo de construção de usar janelas verticais extremamente altas parece ter ganhado mais força ultimamente.

Será que é uma estratégia boa?

Particularmente eu tenho um pouco de receio desse tipo de uso envidraçamento na frente ou na fachada de uma casa, ao construir minha casa recentemente não adotei esse tipo de estratégia e creio que um dos principais problemas que ele pode ter seja o fato de você precisar criar algum sistema de bloqueio dos raios solares, especialmente se a fachada do imóvel estiver voltada para a incidência direta dos raios do sol. Todos sabem que é onde bate muito sol a tendência esquentar muito e além disso se isto for uma sala, por exemplo, é necessário bloquear esse sol para que se tenha condição de usar o ambiente e em temperatura agradável.

Manutenção

Algumas pessoas poderiam levantar também a bandeira da manutenção já que o vidro é um material que exige bastante cuidado em termos de limpeza e você ter uma fachada extremamente alta tornaria o trabalho de limpeza e manutenção mais complicado de se fazer e portanto neste caso é um fator também precisaria ser pensado o considerado por aqueles que pretendem fazer esse tipo de uso na construção de suas casas.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos