Em um terreno pequeno é melhor casa ou sobrado?

O que é melhor fazer quando você tem um terreno pequeno: Construir uma casa ou um sobrado? De que forma é possível aproveitar mais o espaço do terreno?

 

Terrenos pequenos podem ser assim de fato desafio na hora de definir o projeto de uma casa, primeiro porque existe leis municipais que determina que você precisa deixar espaços laterais e frontais da sua casa para permitir a entrada de ar e iluminação. E muitas cidades é necessário você deixar um recuo de 5 metros em frente da sua casa e pelo menos um metro e meio nas laterais. Com isso se o terreno já é pequeno, o espaço acaba ficando mais reduzido ainda o que torna mais desafiantes a tarefa de encontrar uma alternativa para fazer uma construção que atenda às necessidades do proprietário em um espaço relativamente pequeno.

Casa ou sobrado

É nessa hora que entra a dúvida entre fazer uma casa térrea ou no sobrado, particularmente já ouvi muita gente dizer que no caso de um terreno pequeno a solução é construir mesmo dois pavimentos ou sobrado para ganhar um pouco de espaço na vertical e assim conseguir fazer uma construção maior dentro de um espaço relativamente limitado. Lembro inclusive de uma casa que fui ver para comprar em certa ocasião e a pessoa construiu um sobrado em um terreno que tinha 5 metros de frente apenas. Não é que ficou ruim, mas o espaço muito limitado acaba gerando muitos problemas mesmo no caso de uma construção de dois pavimentos.

Se a opção for um sobrado é preciso pensar em formas de aberturas de janelas e neste caso o ideal é que elas sejam abertas para frente para fundo e assim evitar abrir janelas nas laterais já que o espaço é muito limitado. Se a opção for casa térrea é preciso colocar a construção em uma das divisas e deixar corredor lateral apenas de um lado para ganhar mais espaço na hora de construir.

Na verdade não existe uma receita pronta nem é possível dizer o que é melhor pois tudo dependerá do tamanho do terreno, posição deles em termos de largura e comprimento, no tamanho da obra e das necessidades das pessoas que irão morar nesta casa. Somente com essas informações seria possível definir uma estratégia visando aproveitar ao máximo o espaço do terreno e aí ter a definição de fazer uma casa até ou se fazer um sobrado. Particularmente penso que um sobrado é uma alternativa que deve ser muito bem pensado, pois existem outros problemas relacionados com esse tipo de construção e é preciso pensar em todos os aspectos antes de optar por uma coisa ou outra.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos