Em caso de sobrado, os banheiros devem ficar em cima ou em baixo?

Ao construir uma casa no estilo sobrado, os banheiros devem ficar na parte superior ou no piso térreo na casa? Como fazer a distribuição dos banheiros de forma adequada entre os dois pavimentos?

 

Esta é uma questão importante é a resposta a essa pergunta deve estar contido no projeto da sua casa, ou seja, não dá para responder de forma única é aplicável a todos os casos, sem levar em consideração as características da sua casa e as propostas que você tem para o seu sobrado. Com tudo existe um certo consenso em situações similares a essa que é o princípio da divisão.

Separação de ambientes

A ideia mais comum que se tem a este respeito é que quando você faz um sobrado a ideia é separar nos ambientes ficando a parte de baixo ou térrea como a área social e à parte superior ou pavimento de cima como a área íntima ou privativa. Se você adotar este princípio então a resposta pode ser que os banheiros tenham que ficar tanto na parte superior como no inferior, ou seja, você precisará ter pelo menos um banheiro no pavimento inferior como sendo o banheiro social e na parte superior ou privativa poderá ter um ou dois banheiros, dependendo da sua necessidade.

O conceito acima é bastante empregado em casos de sobrados e atende e muito bem as necessidades de quem constrói uma casa pensando nessa clara separação. Como o banheiro ele é tanto privativo como social, fica evidente que a presença dele precisará estar em ambos os ambientes e assim não justifica você escolher um local para ter um e outro não. Caso você não adote esse modelo de separação, é necessário considerar então qual é a sua estratégia em termos de moradia e definir no projeto a melhor posição para você colocar o banheiro, lembrando sempre que este cômodo precisa atender os princípios de acessibilidade que é estar acessível e de forma fácil e usabilidade que significa ter condições de ser usado por qualquer pessoa onde ele estiver.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos