É uma boa financiar casa na planta? Quais as vantagens?

Será que é uma boa financiar casa na planta? Quais as vantagens e também os riscos que este tipo de operação pode trazer para uma pessoa?

 

Comprar um imóvel financiado na planta é uma alternativa bastante difundida no Brasil em termos de negócios imobiliários. Basicamente nos grandes empreendimentos funciona baseado neste conceito onde uma construtora faz um lançamento de um condomínio ou empreendimentos de casas ou apartamentos e inicia a venda deles na planta, isto é, mesmo antes de começar a construção a venda já é feita.

Quais as vantagens de financiar casa na planta?

Embora isto seja mais comum para apartamentos, financiar uma casa na planta pode ter basicamente os mesmos benefícios dos empreendimentos imobiliários de apartamentos, ou seja, é a valorização quase que certa do imóvel. Segundo um colega que é corretor de imóveis eles costumam fazer um cálculo bastante simples para explicar por que isto é vantajoso. Imagine o seguinte cenário.

Do lançamento de vendas do empreendimento até a sua conclusão e entrega leva se aproximadamente 3 anos e neste período o valor que você paga parcelado vai sofrer correções pelo INCC que é o Índice Nacional da Construção Civil. No acumulado de 3 anos o valor ficará mais ou menos em torno de 20% considerando o histórico recente deste índice, mas em três anos o imóvel que agora já estará pronto sofrerá uma valorização de aproximadamente 60%. 60-20 é igual a 40, ou seja, um ganho de aproximadamente 40% em 3 anos.

Desta forma dia do ponto de vista financeiro o investimento em imóveis na planta como casas ou apartamento é um grande negócio e uma das melhores alternativas de investimento na atualidade. É claro que o cálculo que fiz acima não é uma regra que vai acontecer assim em todos os casos, ele pode ser até maior, mas também pode ser menor ou até projetar crescimento muito pequeno. É preciso avaliar se o empreendimento é bom, a localização é boa, o cenário econômico é favorável, entre outros aspectos.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos