É possível financiar um imóvel com restrição no nome?

Uma pessoa que está com nome sujo ou com algum tipo de restrição de crédito pode mesmo assim fazer um financiamento habitacional da caixa como no programa Minha Casa Minha Vida?

 

Essa é uma pergunta que merece um pouco de atenção, pois existem inúmeras pessoas que têm algum tipo de problema relacionado à restrição de crédito por conta de inadimplência outros problemas pessoais na área financeira. Mas ao mesmo tempo as pessoas também tenha necessidade de comprar sua casa própria e aproveitando do bom momento que vive países com a liberação de créditos habitacionais, fica então a pergunta: será que mesmo com restrição está em meu nome é possível obter um financiamento no programa Minha Casa Minha Vida ou mesmo das linhas de crédito tradicionais para compra de imóveis da Caixa ou no Banco do Brasil, por exemplo?

Infelizmente a resposta para essa pergunta é não, ou seja, tanto no Banco do Brasil como a Caixa Econômica Federal e até outros bancos que também fazem financiamento de imóveis vão fazer avaliação de crédito e se houver algum problema em seu nome ou algum tipo de restrição, certamente o financiamento não será aprovado por conta deste problema por menor que seja.

Como resolver

Nesse caso a única alternativa é realmente resolver o problema da pendência que está em seu nome. Muitas pessoas às vezes estão com o nome sujo por causa de pequenas coisas que são fáceis de resolver, então nesse caso é preciso buscar uma alternativa para liberar o problema do crédito e assim poder fazer o financiamento sem problema algum.

Apenas restrição de crédito

Outra questão importante é que a análise que o banco irá fazer não se limita apenas a restrição de crédito por inadimplência. Normalmente eles consultam também a Receita Federal e outros órgãos para saber se a sua situação está regular com o governo, por exemplo. Quando financiei minha casa apareceu um problema na Receita Federal por conta de uma declaração de imposto de renda de isento que eu não havia entregado. Tive de fazer a tal declaração e resolver o problema para dar continuidade na Caixa.

Antes de pedir o financiamento

Antes de pedir o financiamento, o ideal é você fazer algumas consultas para verificar como está a sua situação junto a órgãos de crédito, bem como na Receita Federal, Banco Central, justiça trabalhista e outros. Isto seria bom para não atrasar o processo e também para você evitar de ter de resolver as pressas possíveis pendências.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos