É possível financiar casas de madeira?

Será que uma casa feita de madeira pode ser financiada pela Caixa ou Banco do Brasil através do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal? Existe de fato esta possibilidade ou outro caminho em que casas deste tipo possam ser financiadas?

» Página Inicial

Financiar uma casa tem vantagens e desvantagens, creio que a principal vantagem é você tomar posse de um imóvel sem tê-lo pago e com isso se beneficiar do uso dele, enquanto faz o pagamento das prestações. A desvantagem é que você acaba pagando muito pela casa, uma vez que existem muitos juros embutidos nas prestações.

Financiar uma casa de madeira seria algo interessante, pois geralmente o custo dela é bem menor que uma construída com alvenaria e então juntaríamos o útil ao agradável possibilitando o financiamento de uma casa barata.

Infelizmente esta é uma possibilidade que não existe, ou seja, não é possível financiar uma casa de madeira pelo programa Minha Casa Minha Vida, uma vez que este programa tem como regulamento apenas casas ou apartamentos construídos com alvenaria. Pelo menos esta é a informação que está disponível em uma cartilha no site do Banco do Brasil sobre o MCMV (pergunta nº 16).

Há outra cartilha do Banco do Brasil, Manual do Crédito Imobiliário, onde eles falam sobre a possibilidade de financiar imóveis mistos. Diz assim o texto: "Imóveis mistos (parte em alvenaria e parte em madeira) dependem de aprovação prévia da seguradora e enquadramento na linha de crédito escolhida".

Alternativas

Mas isto não significa que você não possa financiar este tipo de casa, talvez a própria empresa que constroem a casa faça o financiamento ou tenha convênio com alguns bancos comerciais que façam o financiamento.

Acredito que a razão pela qual a Caixa ou o BB não financie casa de madeira seja o fato de ser um tipo de construção não tão comum assim no Brasil. Embora exista muitas dessas casas no Brasil, especialmente na região sul do país, é mesmo a alvenaria o método mais utilizado ainda.

Pré-requisitos para financiar

Além da informação da não possibilidade do financiamento de casas de madeira, a cartilha lista os pré-requisitos necessários para quem deseja financiar um apartamento ou casa de alvenaria. São eles (aplicáveis ao Banco do Brasil e imóveis no Programa Minha Casa Minha Vida):

OBSERVAÇÕES:

Os requisitos acima são aplicáveis a financiamentos feitos com o Banco do Brasil e imóveis no Programa Minha Casa Minha Vida. Outras modalidades de financiamentos tem regras diferentes. Consulte o BB.

A Caixa é o maior banco financiador de imóveis do Brasil e financia imóveis de vários tipos, com condições bem variadas, como os imóveis do programa Minha Casa Minha Vida e por outras modalidades de financiamento habitacional. Saiba mais aqui.

Casas de madeira vale a pena?

Vários fatores precisam ser mensurados, entre eles destaco os seguintes:

Região onde ela será construída: Preferencialmente em locais frios. A madeira tem esta característica de proporcionar mais conforto térmico ao ambiente e assim é uma boa alternativa para períodos de frio ou localidades onde o frio seja mais constante. Não é a toa que elas são encontradas com mais facilidades em regiões montanhosas, onde sabidamente as temperaturas são mais baixas o ano inteiro.

Ruídos: Embora os fabricantes afirmam que ela não produz ruido é preciso considerar que algum tipo de ruído deverá ocorrer sim. É claro que estamos falando de construções sólidas, a madeira reage no contato com ela e tenho comigo que de alguma forma isto poderá gerar ruídos, mas é apenas uma teoria minha.

Cupins. A casa de madeira precisará de cuidados para evitar cupins, afinal de contas é madeira. Sim, todo objeto de madeira precisará deste cuidado e isto não é novidade para ninguém. Sabemos que alguns tipos de madeiras são altamente resistentes a cupins, mas fazer o tratamento certo e dar uma manutenção periódica não fará nenhum mal.

Água e umidade. Mesmo sendo madeira tratada, temos de considerar que água e madeira com o tempo pode ter problemas. O que quero dizer que é um cuidado e uma atenção que você precisa ter, afinal, até as casas de alvenaria tem problemas com infiltração e umidade, logo, é de se esperar que com a madeira esses cuidados não podem ser relaxados. Então é preciso ficar atento nisso.

Lado bom. Contudo, existem casas de madeiras que estão em pé a décadas, o que prova que elas são eficientes. Eu fiquei hospedado em duas ocasiões em casas de madeira e confesso que gostei bastante. Uma dela foi uma casa de madeira em Campos do Jordão e confesso que achei muito confortável. Depois fizemos uma viagem para Santa Catarina e nos hospedamos em um chalé de madeira na cidade de Urubici e apesar do frio intenso que fazia em toda a região da serra, foi uma experiência muito boa. É uma pena que minha cidade seja tão quente.


 
Veja também: