É possível construir uma casa sem projeto ou planta?

Será que é possível fazer uma casa sem fazer um projeto arquitetônico ou pelo menos a planta dela? Quais os problemas de tentar fazer uma casa sem levar em consideração este tipo de planejamento o que é comum na construção civil?

» Página Inicial

Eu acredito que seja possível uma pessoa fazer uma casa sem você ter um projeto arquitetônico em mãos, mas também acredito piamente que esta não é a melhor escolha nem o melhor caminho para você conseguir fazer uma casa que seja confiável em todos os sentidos. Se você contratar um pedreiro com boa experiência ele poderá fazer a casa baseado apenas na experiência que ele tem e talvez não seja necessário você ter um projeto arquitetônico, mas abaixo gostaria de mostrar alguns possíveis problemas de você adotar esta estratégia.

Segurança

Um projeto de construção civil não leva em consideração apenas os fatores estéticos e a divisão correta dos espaços, existe também um fator segurança que está implícito na elaboração do projeto. Existem casos em que o solo não é totalmente estável, outros estão em regiões de maior risco desmoronamento, incidência de ventos, entre diversos fatores naturais, entre outros que podem comprometer a segurança de uma casa. Tudo isso precisa ser pensado no projeto e adotado estratégias para garantir a segurança dos moradores daquela casa.

Estrutura

Eu acredito que seja possível uma pessoa fazer uma casa sem você ter um projeto arquitetônico em mãos, mas também acredito piamente que esta não é a melhor escolha nem o melhor caminho para você conseguir fazer uma casa que seja confiável em todos os sentidos. Se você contratar um pedreiro com boa experiência ele poderá fazer a casa baseado apenas na experiência que ele tem e talvez não seja necessário você ter um projeto arquitetônico, mas abaixo gostaria de mostrar alguns possíveis problemas de você adotar esta estratégia.

O engenheiro exerce um papel importante na elaboração do projeto no que diz respeito a definir a estrutura de uma casa garantindo o que ela seja sustentável, afinal existe o chamado cálculo estrutural que entre outras coisas leva em consideração o peso que é a casa terá e os materiais necessários para a sustentação da mesma. É muito comum você encontrar casas com paredes trincada, rachadas e algumas inclusive que acabam desmoronando por problema de peso, sobrecarga ou simplesmente porque não suporta a incidência de algum fator natural.

Distribuição do espaço

O projeto ajuda no entendimento da melhor maneira de como fazer a distribuição do espaço da casa, como o tamanho dos cômodos, recuos laterais e frontais, corredores de acesso e outros critérios que precisam ser bem pensados e adotados para que você tenha a usabilidade da casa de forma correta. Fazer uma construção sem uma planta devidamente pensado pode levar a problemas de acessibilidade do imóvel e consequentemente desvalorizá-lo.

Estética

Por fim existe um fator de estética que é importante em uma casa. Geralmente os arquitetos trabalho muito bem nessa questão e conseguem produzir um fator estéticos da construção de maneira agradável e harmônica, dando assim um conforto estético mais adequado e também valorizando o imóvel em caso de negociação no futuro.

Papel do arquiteto

Na construção da minha casa eu contratei uma arquiteta para fazer o projeto e confesso que valeu muito a pena, afinal a casa ficou funcional e a estética bem apresentável, o que significa que ela tem uma boa fachada e a distribuição dos espaços é bastante harmônica. O papel do arquiteto é aliar o conforto ao bom gosto e explorar as melhores práticas construtivas e materiais para criar uma casa agradável.

Um bom projeto garante a qualidade da casa ou não há relação?

Será que um bom projeto é suficiente para garantir a qualidade do sinal de uma casa em termos de construção civil? Qual a relação que existe entre o projeto é o resultado final obtido na construção de uma casa?

Primeiro precisamos considerar que o projeto é um planejamento o que é feito dentro dos moldes conhecidos da construção civil e levando em conta os princípios de engenharia e arquitetura, que envolve desde as boas práticas na construção até a fatores econômicos e passando pelos fatores estéticos, de acessibilidade, uso correto do espaço, entre outros fatores.

A relação que existe entre o projeto e à qualidade final de uma casa é que provavelmente um bom projeto tende a ter como o resultado final uma casa harmonicamente agradável e que proporcione conforto aos moradores. Normalmente um projeto mal feito tende a trazer problemas no resultado final da casa que muitas vezes desvaloriza o imóvel e traz problemas aos moradores no sentido de acessibilidade, conforto térmico e acústico, conforto estético, entre tantos outros problemas.

O que é um bom projeto?

Como citado acima um bom projeto é aquele que considera todas as etapas da construção e procura de todas as formas oferecer subsídios sustentáveis ao processo de construção visando à economia de materiais, uso de processos construtivos adequados, aplicação de recursos visando trazer conforto térmico, acústico, estético, entre outros fatores ligados à segurança filme da acessibilidade, usabilidade, entre outros.

Quem pode fazer um bom projeto arquitetônico?

O arquiteto é o profissional adequado e especializado para elaboração do projeto arquitetônico de casas, sejam elas sobrado ou casa térrea. Ele é o profissional preparado para oferecer as melhores soluções em termos de construção e acompanhar o desenvolvimento do projeto visando um resultado eficiente.

Algumas vantagens de um bom projeto


Veja também: