É melhor fazer a casa na frente ou fundo do terreno?

Em termos de construção de uma casa, o que é considerado melhor: fazer a casa na frente do ou fundo do terreno? Onde dá para aproveitar mais o espaço ou que fica melhor em termos de usabilidade?

 

A posição de uma casa terá dentro de um terreno é de grande importância para a usabilidade do imóvel bem como o melhor aproveitamento do espaço, mas também em termos de uso. Embora boa parte das construções seja feitas na frente do terreno é comum encontrarmos pessoas que fazem a construção no fundo e usam a frente para outros fins. A decisão do modelo certo de construção vai depender de fatores pessoais e da necessidade de cada um, mas de uma maneira geral acredito que podemos destacar os seguintes aspectos.

Construção na frente

Este é o modelo mais usado e as vantagens de fazer uma casa na frente do terreno é provavelmente pensando em dar melhor aproveitamento na área do fundo, garantindo um pouco mais de privacidade para uma área de serviço ou área de lazer, por exemplo. A construção na frente do terreno também possibilita fazer uma fachada do imóvel mais apresentável e mais próximo à rua.

Em alguns locais a construção na frente pode trazer alguns problemas como acontece em ruas muito movimentadas onde você poderá ter uma exposição maior a barulho, bem como maior acúmulo de poeira que é comum em locais onde há muito movimento em função da passagem de automóveis com muita frequência.

Construção no fundo

Não são muitos os casos de pessoas que fazem esse tipo de construção, mas algumas vantagens que podem ser observadas nesse caso. Eu morei em uma casa que ficava bem no fundo da construção de um terreno relativamente grande e pude perceber algumas vantagens tais como silêncio bem maior, uma vez que a rua era extremamente movimentada e também a casa ficava mais limpa já que não acumulava pó como acontece em outros locais.

Mas o problema de fazer construção no fundo é o que fazer à frente da casa? Se você for colocar uma área de lazer, por exemplo, não é muito bonito ao fazer isso na frente da casa especialmente se tiver piscina. Então quem constrói no fundo geralmente gosta de usar a frente como garagens, áreas verdes ou simplesmente reservar um espaço na frente para futuras construções.

Mas a decisão depende de cada um se dar continuidade que ele pretende com aquele imóvel, contudo é muito importante pensar bem antes de definir um modelo para fazer o melhor possível do espaço.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos