É melhor a construção na divisa ou no meio do terreno?

A construção na divisa é algo bastante discutível, enquanto alguns gostam outros evitam. O pode ser considerado mais adequado: fazer na divisa ou no meio do terreno?

 

Fazer a construção de uma casa na divisa pode ser uma alternativa bastante viável em muitos casos e em outros talvez seja necessário, especialmente quando o terreno não tem muito espaço para erguer a obra. Todos devem saber que as construções precisam respeitar recuos mínimos entre a parede e um muro e entre a parede é a calçada da sua casa, portanto decidir fazer a casa no meio do terreno é preciso observar se este tem espaço suficiente para você fazer a casa do tamanho que precisa e ainda se obedecer os recuos necessários

Casa na divisa

Penso que uma das vantagens de fazer a casa da divisa seja exatamente no aproveitamento do espaço do terreno e como já foi dito acima, se terreno tem dimensões pequenas, praticamente você não tem muita escolha a não ser jogar uma das paredes da construção em cima da divisa do terreno. Nesses casos é preciso pensar em ventilação e iluminação da casa e neste caso a única saída é você trabalhar com as entradas de luz ou jardim de inverno como é mais conhecido.

A casa na divisa também pode ser uma saída interessante no sentido de proporcionar um pouco mais privacidade já que você praticamente isola aquela parede em relação ao vizinho. Mas tem como desvantagens o fato de você ficar exposto a possibilidade de infiltração, uma vez que você não sabe que seu vizinho poderá fazer do outro lado.

Construção no meio

A construção no mesmo terreno tem como vantagem o fato de você ter mais controle sobre as paredes da sua casa no que diz respeito à infiltração e outros problemas, já que tudo está dentro do seu próprio terreno e que você tem acesso tanto a parte interna como externa das paredes, isto é uma grande vantagem. Também colabora o fato de você ter iluminação e ventilação suficiente em todos os cômodos na sua casa, o que também é uma enorme vantagem em termos de construção.

Talvez o maior problema seja exatamente na quantidade de espaço você acaba perdendo já que precisará deixar corredores de todos os lados do seu terreno. Com isso você precisará ter bastante espaço para fazer a construção, mas acredito que ainda é a melhor alternativa para você fazer a sua casa.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos