Dormitório muito quente e abafado? Como resolver este problema?

O que fazer com o quarto que é muito abafado é muito quente? Quais as estratégias podem ser feitas para tentar resolver este problema ou pelo menos minimizar os efeitos em um quarto que já está construído?

Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site

O problema do calor nas residências de falar algo bastante complicado pois gera desconforto muito grande para as pessoas, especialmente se tivermos falando de quarto ou dormitório, pois nesse caso você terá problemas para dormir e naturalmente não conseguirá descansar adequadamente conforme precisa disso. Lembro-me de uma casa em que morei que não só os quartos mas a casa como um todo era extremamente quente no verão, isto porque não havia ventilação e ela sofria a incidência direta do sol muito forte à tarde e portanto à noite permanecia quente causando um grande desconforto para dormir.

Quais os motivos?

Antes de pensar em qualquer tipo de solução é preciso entender qual é o motivo pelo qual o quarto é quente ou abafado. O exemplo que citei acima da casa onde morei é bastante clássico, pois a casa foi construída em L e nesse caso não havia a chamada ventilação cruzada que permite que o ar circule dentro da casa, para piorar ela sofria uma incidência direta do sol à tarde e à noite como não havia ventilação ela permanecia quente. Nesse caso eu não vi nenhuma solução efetiva, principalmente porque a casa era alugada e eu não podia fazer nenhuma modificação estrutural nela.

Cuidado com o sol

O sol é a fonte de calor primário que temos portanto ele é responsável pela maioria dos problemas de casas ou quarto muito quente, especialmente quando este comando recebe a incidência direta do sol no período da tarde onde ele é mais forte. Nesse caso a solução seria criar alguma alternativa para tentar bloquear o acesso direto dos raios solares nesse cômodo. Algumas alternativas seria criar uma parede verde do lado de fora que impeça a incidência dieta do sol na parede, colocação da manta térmica no telhado para neutralizar os raios solares e em último caso você recorrer ao ar condicionado para tentar minimizar os problemas do calor.

Não há uma solução pronta e o ideal seria você consultar arquiteto que fará um estudo do ambiente para tentar identificar as causas do problema e propor soluções específicas para solucionar o caso. Abrir pontos de ventilação, neutralizar raios do sol, entre outras estratégias provavelmente serão adotadas por esse profissional para ajudar resolver este problema.

Ventilação cruzada

A ventilação cruzada é um dos recursos que podem ajudar a resolver o problema, especialmente de locais abafados. Nesses locais, fica abafado exatamente por não haver circulação de ar e ai a temperatura ou pelo menos a sensação dela tende a aumentar muito. A ventilação cruzada é aquela em que o ambiente tem um ponto de entrada de ar, como uma janela, por exemplo e outro ponto em lado oposto para a saída do ar.

Ar condicionado

Em muitos casos a solução acaba sendo mesmo o ar condicionado que pode resolver o problema de vez. O ar condicionado sempre foi taxado como um "gastão" de energia elétrica e por isso ele ainda é evitado em muitos casos e por muitas pessoas. De fato o consumo de energia elétrica dele é realmente alto se comparado com outros aparelhos eletroeletrônicos, mas nada que você tenha de evitar. É possível usá-lo com inteligência e não sofrer com a explosão de consumo de energia. O cuidado está na compra do aparelho que deve ser os modelos com selo A de consumo de energia e também ser na capacidade certa para cada ambiente.

Sobrado é mais quente do que uma casa térrea?

A afirmação de que um sobrado é um tipo de construção que deixa o interior mais quente do que uma casa térrea pode ser considerada verdadeiro ou isso não tem nenhuma relação com o tipo de construção em si?

A questão da temperatura interna das residências é um fator que precisa ser avaliado sobre diversos pontos de vista e talvez não dê para fazer uma relação direta entre casa térrea e sobrado e afirmar que uma é mais quente do que o outro baseando apenas no que tipo na construção. Existem materiais e técnicas de construção que permite atenuar e bloquear bastante os efeitos do calor no interior de uma casa e isso pode ser feito em ambos os projetos. Contudo existem alguns pontos que podem ser aplicados de forma gerais.

Sobrado

Uma construção do tipo sobrado tende a ser mais quente na parte superior dele do que a de mais construção de uma maneira geral. Esta afirmação está baseada na ideia de que a parte superior vai receber uma incidência de sol muito forte durante o dia, uma vez que ela está num plano elevado e não tem nada para bloquear a incidência do sol diretamente nessa parte da construção. Como nós sabemos, o sol é a fonte primária de calor que temos, especialmente nos dias de verão tudo aquilo que recebe uma incidência direta do sol tende a sofrer bastante com o calor que ele produz.

Casa térrea

Uma casa térrea pode ter as mesmas características do sobrado, ou seja, dependendo de como ela foi construída e de onde ela foi construída, também terá a incidência da mesma forma portanto poderá ser quente assim como um sobrado, mas neste caso você tem mais chances de criar algum tipo de técnica que faça o bloqueio do sol, como por exemplo plantar árvores próximos às paredes, criar a chamada parede verde em que bloqueia bastante os raios solares, as sombras produzidas por construções vizinhas de outras técnicas que podem ajudar bastante no bloqueio do sol e a incidência deles contra a sua casa.

Na verdade não existe uma solução pro e portanto diversos fatores precisam ser analisados para determinar se um sobrado tem de fato uma incidência maior de calor do que é uma casa de um único pavimento.

Veja também