Dá para financiar um terreno ou a Caixa financia só imóveis prontos?

É possível fazer um financiamento de outros tipos de imóveis além de apartamentos residenciais e casas? Por exemplo: é possível financiar na Caixa a compra de um terreno sem construção?

 

É possível fazer o financiamento de terreno, bem como o outro tipo de imóvel além de casa e apartamento que certamente são os casos mais comuns de financiar em termos de crédito habitacional. Até certo ponto não existe nenhuma grande diferença entre financiar uma casa ou um terreno, mais alguns casos podem mudar uma situação para outra, como mostrado abaixo.

Juros

A taxa de juros para financiamento de terrenos geralmente é um pouquinho maior do que a taxa usada para imóveis prontos como casa de casa ou apartamento. Pelo menos esta informação que a Caixa disponibiliza através do simulador onde é possível você fazer uma comparação com duas simulações, sendo uma de imóvel pronto e outra de terreno. Contudo a questão da taxa de juros pode ser alterada a qualquer momento já que juros é uma política e não necessariamente um item fixo, portanto é sempre bom consultar diretamente a Caixa para certificar que essa informação ainda seja válida.

Aprovação

O segundo ponto importante que devemos considerar que diferencia um do outro é no que diz respeito à aprovação do financiamento. Primeiro no caso de terreno não é possível usar recursos do FGTS e por um lado é ruim pois o comprador mesmo tendo recursos disponíveis no FGTS não poderia utilizar para amortizar dívida de financiamento. Por outro lado existe um item positivo que é o fato de normalmente o processo de avaliação de aprovação de o financiamento ser mais rápido, uma vez que ele é feito na agência onde você está pedindo o crédito. Diferentes de casos em que você pode usar recursos do FGTS, como no caso de casas prontas onde o processo tem que ser um pouquinho mais demorado.

Existe outro fator devemos considerar que no caso de terreno não há muito que avaliar, afinal, terreno é terreno. Já no caso de financiamento de casa o móvel passa por uma aprovação mais específica, onde é necessário observar a estrutura do imóvel e as condições físicas que ele tem, pois ele deverá servir de garantia para um financiamento de longo prazo como é o caso do crédito habitacional.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos