Dá para fazer uma casa sozinho, sem a ajuda de outros profissionais?

Será que uma pessoa consegue fazer uma casa sozinho sem a ajuda de outros tipos de profissionais? É uma vantagem você se aventurar fazer uma casa com seus próprios recursos e do seu jeito e sem contar com a ajuda de outros?

 

Teoricamente é possível sim uma pessoa fazer uma casa sozinho, mas evidentemente que esta não é uma tarefa tão simples de se fazer uma vez que algumas ações seriam mais bem executada se fossem feitas em grupo. Próximo da minha casa há uma pessoa que está trabalhando relativamente sozinho na construção da sua casa e é possível perceber que a obra anda muito devagar e sabe lá Deus como se dará o término dela, uma vez que o ritmo é muito lento e acaba sobrecarregando demais a pessoa que está fazendo.

Tempo e paciência

Quem quer fazer uma casa sozinho precisa ter um bom planejamento, muito tempo e paciência para execução da mesma. Algumas etapas são mais fáceis de se fazer sem ajuda de outras pessoas, mas algumas como por exemplo concretar laje, fazer telhado e outras partes exigiria mais de uma pessoa para dar agilidade e até para dar um resultado melhor no acabamento na casa.

Vantagens

Acho que a única vantagem que uma pessoa teria de encarar esse trabalho sozinho seria de evitar ter que pagar outras pessoas para fazer, portanto se a questão financeira for de fato um problema, não resta dúvida que esta pode ser uma alternativa ou uma saída. Acho que fora esse item não há muito o que definir como vantagem que você trabalhar sozinho na construção da casa.

Desvantagens

Aqui nós podemos ter várias desvantagens, como por exemplo, um tempo muito extenso para construção da casa, sobrecarga de trabalho nesta pessoa, especialmente em algumas etapas como laje de telhado, se entre outros problemas.

Desta forma a decisão de construir uma casa sozinho deve ser pautado em motivos realmente necessários e que não haja a mesma condição de contratar outras pessoas, caso contrário pelo menos um ajudante seria bastante recomendável para dar agilidade no processo de construção e não ter uma sobrecarga de seres tão grande.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos