Dá para fazer uma casa em um terreno de 140 metros? 7×20?

Será que dá pra fazer uma casa em um terreno pequeno como, por exemplo, um terreno com 140 metros, medindo 7 de frente e 20 de comprimento ou profundidade? O que dá para fazer com terreno desta metragem?

 

Sim é possível fazer uma casa em um espaço pequeno como um terreno que mede 140 metros quadrados, naturalmente não dá pra fazer muita coisa, mas se fizer um bom projeto e aproveitar bem os seus passos é possível sim ter uma casa de tamanho razoável. A conclusão para isso é que eu tinha uma casa cujo terreno mídia exatamente 140 metros quadrados, com 7 metros de frente e 20 de profundidade. Eu não construir casa, pois já comprei ela apronta, mas confesso que o tamanho da casa era bom e atendia muito bem a minha necessidade, só vendi a casa porque a localização não era muito boa, mas se dependesse da construção em si ficaria lá tranquilamente.

A planta

Eu tenho ainda na planta dessa casa e ela pode ser vista abaixo. Como podem perceber era uma casa de 3 dormitórios sendo um deles uma suíte, sala, cozinha e banheiro social. Para que isso fosse possível a planta contava com jardim de inverno que era bastante estratégico no sentido de promover ventilação e entrada de iluminação para 2 quartos, bem como o corredor da casa. A casa não era abafada e tinha uma ótima ventilação e iluminação suficiente.

Planta terreno 140 metros quadrados

Construção na divisa

Para que isso fosse possível também foi necessário fazer a construção na divisa do terreno e neste caso é importante você considerar se na sua cidade é possível executar uma planta com esta, pois dependendo do plano diretor na sua cidade, a prefeitura tem exigências específicas para construção como recuo mínimo e talvez essa planta não seja aplicável todos os locais.

Mas esta é uma boa forma de você aproveitar bem um terreno para construção de uma casa razoavelmente grande em um espaço razoavelmente pequeno, como é o caso de um terreno de 140 metros com as medidas acima especificadas.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos