Dá para fazer uma casa em um terreno de 140 metros? 7x20?

Será que dá pra fazer uma casa em um terreno pequeno como, por exemplo, um terreno com 140 metros, medindo 7 de frente e 20 de comprimento ou profundidade? O que dá para fazer com terreno desta metragem?

» Página Inicial

Sim é possível fazer uma casa em um espaço pequeno como um terreno que mede 140 metros quadrados, naturalmente não dá pra fazer muita coisa, mas se fizer um bom projeto e aproveitar bem os seus passos é possível sim ter uma casa de tamanho razoável. A conclusão para isso é que eu tinha uma casa cujo terreno mídia exatamente 140 metros quadrados, com 7 metros de frente e 20 de profundidade. Eu não construir casa, pois já comprei ela apronta, mas confesso que o tamanho da casa era bom e atendia muito bem a minha necessidade, só vendi a casa porque a localização não era muito boa, mas se dependesse da construção em si ficaria lá tranquilamente.

A planta

Eu tenho ainda na planta dessa casa e ela pode ser vista abaixo. Como podem perceber era uma casa de 3 dormitórios sendo um deles uma suíte, sala, cozinha e banheiro social. Para que isso fosse possível a planta contava com jardim de inverno que era bastante estratégico no sentido de promover ventilação e entrada de iluminação para 2 quartos, bem como o corredor da casa. A casa não era abafada e tinha uma ótima ventilação e iluminação suficiente.

Planta terreno 140 metros quadrados

Construção na divisa

Para que isso fosse possível também foi necessário fazer a construção na divisa do terreno e neste caso é importante você considerar se na sua cidade é possível executar uma planta com esta, pois dependendo do plano diretor na sua cidade, a prefeitura tem exigências específicas para construção como recuo mínimo e talvez essa planta não seja aplicável todos os locais.

Mas esta é uma boa forma de você aproveitar bem um terreno para construção de uma casa razoavelmente grande em um espaço razoavelmente pequeno, como é o caso de um terreno de 140 metros com as medidas acima especificadas.

Novos padrões para tamanho de terrenos

Vamos ser sinceros, apesar de ser possível a construção em um terreno como este, é fato de que 140 metros é um tamanho muito pequeno para construção de uma casa. E o problema não é só para a construção em si, mas para todo o entorno. Vejamos:

Tente estacionar o carro em uma rua em que todos os terrenos tem 7 metros de largura? O que acontece é que cada terreno tem uma entrada para garagem, geralmente para dois carros e ai quase não sobra espaço que imediatamente já emenda com o terreno do lado e assim por diante.

Outro detalhe é a proximidade das casas que acabam se comportando como se fosse apartamentos.

Diante desses problemas e outros, algumas cidades tem limitado no plano diretor o tamanho mínimo dos novos terrenos e geralmente o tamanho mais indicado é 200 metros quadrados, como ocorreu com a revisão do plano diretor da cidade de Piracicaba no interior de São Paulo em 2019 (Emenda 9 e 10).

Outras cidades deverão, se já não fizeram, determinar tamanhos mínimos que sejam compatíveis à construção de qualidade e o melhor aproveitamento do espaço urbano.

Perguntas e respostas

Um terreno de 140 m² é muito pequeno, correto?

Com certeza. Apesar de ser possível fazer uma casa em um terreno como esse, conforme já explicado acima, na prática sabemos que é um terreno muito pequeno e de fato você precisa pensar muito na melhor forma de aproveitá-lo. Ainda assim deve se considerar que o espaço que você tem de sobra é muito pouco e a proximidade com os vizinhos fica muito grande.

Por que existem terrenos tão pequenas assim?

Há duas situações que podem resultar em terrenos pequenos como eles. O primeiro é quando o loteamento já tem essa proposta, ou seja, criar terrenos pequenos a fim de torná-los mais baratos e com isso proporcionar mais opção de compra por aqueles que não tem tanto dinheiro assim. O segundo caso é resultado de um processo chamado de desmembramento de terreno, que ocorre quando uma pessoa tem um terreno e decide dividi-lo em dois. Neste caso o resultado dessa divisão pode ser um terreno bem pequeno como este.

A prefeitura aprova essas operações?

Quanto o primeiro caso, ou seja, a construção de loteamentos com terrenos pequenos, isto é possível desde que haja a aprovação da prefeitura. Cada prefeitura tem a suas próprias normas quanto ao tamanho mínimo de terreno e geralmente sua especificação ocorre no chamado plano diretor da cidade. Sabemos que no passado, muitos loteamentos foram feitos com terreno muito pequenos, mas atualmente algumas cidades tem limitado o tamanho mínimo em padrões um pouco maiores.

Quanto ao desmembramento ele é possível desde que o resultado, ou seja, o tamanho resultante dos terrenos não seja inferior ao tamanho mínimo que a prefeitura estabelece no plano diretor.

Desta forma, é preciso olhar para cada município e qual é a legislação municipal sobre este assunto. Se o resultado do desmembramento ou mesmo a tentativa de criar um loteamento com terrenos inferiores aquele que a prefeitura estabelece na sua legislação municipal, certamente isso não receberá aprovação da prefeitura.


Veja também: