Dá para fazer a planta de uma casa ou preciso de engenheiro?

Na hora de construir uma casa eu preciso contratar um arquiteto ou engenheiro para fazer a planta da minha casa ou eu mesmo posso realizar este trabalho? O que é melhor fazer pensando no resultado mais econômico e eficiente?

 

Na verdade você pode fazer a planta da sua casa, mas esta não é uma opção recomendável e as razões nas quais não recomendamos está o fato de que provavelmente não conseguir um resultado tão eficiente assim no final quando a sua casa estiver pronta. Eu já construí uma casa e já lidei com arquitetos e engenheiros e portanto posso afirmar que o trabalho que eles desenvolvem é de vital importância no sentido de construir uma planta harmônica para a sua casa.

O primeiro motivo pelos quais não recomendo você mesmo fazer a planta da sua casa é a possibilidade de você cometer erros pelos quais você não conheça ou acreditar que esteja fazendo a coisa certa, quando na prática não está. A planta de uma casa precisa obedecer critérios definidos inclusive em lei, como a distância da parede para um muro, recuo frontal da casa, mínimo de área verde e outros aspectos que são definidos geralmente por lei municipal e que nem sempre é do conhecimento de toda a população.

Depois acredito ainda que não seja muito interessante você mesmo fazer a planta da sua casa porque talvez você não conseguirá aproveitar de maneira eficiente e harmônica o espaço que você tem para criar os ambientes da sua casa. Não basta dividir o terreno e dizer que um quarto vai ficar aqui em uma sala ali. É preciso pensar em acessibilidade, usabilidade, iluminação, conforto térmico, harmonia, entre tantos outros aspectos que precisam ser considerados e que não é comum no dia a dia de outros profissionais

Quais as vantagens de contratar um arquiteto?

A principal vantagem é o fato deste profissional conseguir enxergar melhor algumas soluções de espaço e harmonia para a sua casa. Uma fachada bonita e bem apresentável, um telhado harmonicamente bem feito, a distribuição interna dos cômodos de maneira adequada e boa acessibilidade, alternativas de construção que visam valorizar o seu imóvel e oferecer conforto aos moradores, entre tantas outras soluções que ele poderá propor para o seu projeto.

É preciso pensar que esses profissionais já fizeram muitos projetos e evidentemente tem experiências que você é como um profissional de outra área não tem e portanto no seu caso você ficaria muito limitado para enxergar certas soluções que para eles já é comum, afinal de contas é o dia a dia deles.

Como disse no início você pode fazer a planta da sua casa, mas não é recomendável. Independentemente de você fazer ou não é necessário você ter um engenheiro responsável pela sua obra perante a prefeitura. Isto é obrigatório.

O que é preciso ser feito em termos de projeto de casa?

O projeto de uma casa não é apenas a planta baixa como muitos conhecem, na verdade ela faz parte do projeto, mas ele vai muito além disso. Normalmente ele é constituto de pelo menos as seguintes etapas:

Perceba com isso que não é um trabalho para amadores, pois exige conhecimento técnico de várias coisas e o arquiteto é a pessoa indicada para esta função.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos