Cortina de tecido ou persiana, qual fica melhor na sala de uma casa?

Veja uma análise mostrando a relação entre a cortina de tecido ou persiana e qual delas fica melhor para ser colocada na sala de uma casa?

 

O uso de cortinas na sala de uma casa é uma prática bastante comum em boa parte das residências no Brasil. A prática de usar cortinas na janela da sala pode ter várias motivações como bloqueio do sol, evitar que a sala fique exposta para pessoas que passa na rua, estética, entre outros. Mas existem vários tipos de cortinas que podem ser utilizadas e dentre elas destacam as cortinas de tecidos e as persianas.

Cortinas de tecido

É a mais tradicional e pode ser usada de várias formas mas geralmente o método mais comum é uma cortina cobrindo toda a parede e não apenas o espaço da janela. Com essa abordagem muitas pessoas aproveitam para criar uma estética diferente na sala com uma cortina que cobre todo o espaço da parede do teto até o piso. Mas as cortinas de tecido têm como desvantagens o fato dela serei muito propenso ao acúmulo de pó e isto não é bom para pessoas que têm problemas respiratórios, inclusive crianças.

Persianas

As cortinas do tipo persianas são mais comuns no ambiente comercial onde é comum encontrarmos o seu uso em escritórios e empresas de vários tipos. Nas residências ela já começa aparecer com bastante frequência também e ela traz algumas vantagens do seu uso em relação a cortina de tecido. A primeira delas é exatamente o fato dela não acumular pó ou pelo menos ter um acúmulo muito pequeno já que a persiana é usada apenas no espaço da janela e não na parede toda como é o caso da cortina de tecido.

Ainda podemos considerar como vantagem da persiana o bloqueio dos raios solares que ela faz com muito mais eficiência e com isso você consegue um controle mais efetivo dos raios solares evitando que a sala se que é muito quente quando esta receber incidência direta do sol.

Qual é o melhor

Na minha casa nós adotamos a cortina persiana e foi a melhor alternativa que encontramos uma vez que a sala recebe uma incidência do sol da tarde e com isso a gente consegue fazer um bloqueio mais efetivo dos raios solares e tem um ambiente um pouco mais limpo e agradável. No meu entendimento a persiana é melhor do que a cortina de tecido, mas evidentemente que cada pessoa precisa avaliar dentro do projeto da sua casa qual é a melhor alternativa em termos de uso de cortinas na sala.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos