Construir casas para alugar, vale a pena?

Construir casas para alugar pode ser uma atividade comercial lucrativa? Será que vale a pena investir dinheiro neste tipo de estratégia pensando em ganhar dinheiro com locação de imóveis?

 

Eu acredito que vale a pena sim e pode ser uma atividade comercial relativamente lucrativa se você tiver uma boa estratégia de construção e também para a locação desses imóveis posteriormente. Se eu tivesse dinheiro para comprar alguns terrenos e construir casas, com certeza eu faria isso pensando em fazer a locação desses imóveis. Contudo é preciso ter um bom planejamento para você fazer as construções certas e que tenha depois condições de serem alugadas mais facilmente. Neste caso vale muito o terreno, o tipo da construção e sobretudo valor que você irá fazer a locação posteriormente. Eu recomendaria os seguintes cuidados para uma pessoa que está pensando em construir casas para alugar:

Localização do terreno

Pense muito bem na localização do terreno que você irá comprar para construir nossas casas visando à locação. Pergunte se a localização é boa para pessoas que vão morar ali, como por exemplo ter linhas de ônibus próximo, oferecer boa segurança, ser em um bairro acessível, entre outros fatores. Seu imóvel for comercial é preciso pensar também no valor comercial que é a rua tem, estacionamento, outros comércios próximos, entre outros.

Tipo de construção

Se você for construir casas residenciais para alugar é preciso pensar no padrão médio das famílias brasileiras e nesse caso é muito importante que ela tenha 3 dormitórios pois é o tipo de imóvel que tem bastante procura pelo fato das famílias terem pelo menos dois filhos. Também deve se levar em conta o padrão de construção e nesse caso não é muito vantajoso fazer algo muito elaborado, mas ao mesmo tempo é preciso fazer uma construção sólida e com acabamento razoável para que você também passa a valorizar um imóvel na hora da locação.

Padrão de construção

Muitas pessoas pensam que pelo fato de ser para locação podem fazer um imóvel com padrão qualquer, mas não é bem assim. Primeiro é preciso pensar que você está construindo um imóvel para você e portanto ele precisa ser bom do ponto de vista estrutural e ter um acabamento que possa resistir ao tempo. Geralmente pessoas que fazem a locação tendem a deteriorar um pouco o imóvel e neste caso a qualidade do acabamento poderá ajudar a evitar este tipo de problema.

Garagem

Outro item de extrema importância é que a casa precisa ter garagem, de preferência para dois carros, afinal, a grande parte das famílias hoje tem dois carros. Esta é uma característica importante e que serve como atrativo na hora de alugar a casa. Dificilmente você irá alugar uma casa que não tenha garagem hoje.

Por fim acredito que é importante pensar em todo o conjunto e construir uma casa que possa ser atrativa o suficiente para você poder cobrar um pouco mais pelo aluguel e ainda assim ter boa procura.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos