Construir casa para vender é um bom negócio?

Será que investir tempo em dinheiro na construção de casas para depois vender em um bom negócio? Qual tipo de construção é mais indicado para pessoas pretendem ganhar dinheiro fazendo casas vendendo e explorando ramo da construção civil?

 

Com o aumento da procura por residências no Brasil nos últimos anos graças à melhora econômica de boa parte da população brasileira, surgiu também uma modalidade de negócio que não deixa de ser interessante, que são aquelas pessoas que fazem em casa para vender. Esse tipo de negócio está mais ou menos em alta que é comum encontrar pessoas explorando esta modalidade econômica que pode ser lucrativa se a pessoa adotar algumas estratégias administrativas eficientes.

Qual tipo de construção fazer?

Esta é uma boa pergunta acredito que é a resposta precisaria ser pautada em características regionais e portanto não é possível fechar em um modelo padrão. Normalmente as pessoas optam por construções que podem ser financiadas pela Caixa Econômica Federal ou outros bancos, já que boa parte das pessoas que comprar uma casa atualmente precisam de recursos de financiamento para fazer a aquisição.

Minha Casa Minha Vida

Se acaso atender aos critérios do programa Minha Casa Minha Vida a chance é maior ainda de você fazer a venda, é que nesse programa o governo oferece um subsídio o comprador é também uma taxa de juros bem mais baixa do que a praticada no mercado e ai não é difícil entender porque você teria muitos compradores interessados se a casa atende todos os critérios deste programa.

É um bom negócio fazer casa para vender?

Se eu tivesse dinheiro suficiente com certeza adotaria este negócio e investiria basicamente todos os recursos na compra de terreno e construção de casas para vender visando ganhar algum dinheiro. Eu particularmente vejo com bons olhos este negócio, mas você precisa conhecer um pouco de construção civil e fazer uma boa administração dos recursos e todo o projeto de construção. Se isso for feito com eficiência certamente é um bom negócio e você poderá se ganhar algum dinheiro.

Algumas dicas

Localização. Escolha uma boa localização para construir a casa, isto irá gerar um dos mais poderosos atrativos na hora de vender uma casa, a localização. Lembre-se que o custo de construir uma casa em um bom lugar é o mesmo de construir em uma localidade ruim, mas o valor final da casa é outro.

Condomínio. Considere seriamente que esta localização seja em um condomínio fechado, exceto se você pretender construir casas populares. A valorização de imóveis em condomínios é muito grande e o atrativo também é grande, especialmente nas cidades de porte médio e grande onde há um sério problema de segurança pública.

Planejamento. Faça um bom planejamento para a construção. Dizem que você ganha dinheiro é na compra e não na venda, isto tem sentido, pois se comprar errado dificilmente irá conseguir reverter isto na venda. Então estime tudo que for possível e compre o terreno, bem como os materiais de construção da maneira mais racional possível.

Momento. Analise bem o momento, pois há épocas em que não vale a pena construir casas para vender. É preciso aproveitar momentos em que a economia vai bem e que haja estímulo ao financiamento para gerar uma demanda adequada e assim haver compradores. Épocas de crises são bem complicados para venda de imóveis.

dinheiro. Toda ideia que não tiver fundos não decolará. Esta é uma das 22 consagradas leis de marketing dos autores americanos All Ries e Jack Trout. A lógica é bem simples, se você não tiver dinheiro para bancar a construção sem ficar devendo, provavelmente não é um bom negócio. Sua margem de lucro não será grande e se precisar pagar juros para construir visando vender e embolsar o lucro, creio que não seja este o caminho.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos