Construir casa em condomínio fechado é uma vantagem?

Será que fazer a construção de uma casa dentro de um condomínio fechado é uma vantagem maior do que a construir em um bairro aberto? Quais são essas vantagens que o condomínio oferece em termos de melhoria de vida para que justifique a compra de um terreno e a construção lá?

 

A quantidade de condomínios fechados tem aumentado muito no Brasil nos últimos anos, na minha cidade que fica no interior de São Paulo é assustador o número de novos condomínios que são lançados constantemente. Existe uma região da cidade onde praticamente não existe mais bairro aberto e todos os espaços estão sendo fechadas com condomínio. Mas a busca por esse tipo de habitação tem alguma justificativa lógica? Será que a construção de uma casa em locais como esse é mais vantajoso do que em um bairro aberto? Creio que sim e alguns dos possíveis motivos podem ser vistos abaixo.

Segurança

Esta é a principal bandeira que os condomínios fechados levantam para atrair compradores novos moradores, afinal existe uma sensação de insegurança em todos os locais de graças alguns investimentos que os condomínios fazendo, a segurança é melhorada em vários aspectos e com isso pode ser sim significativa a vantagem de fazer a construção de uma casa dentro desses ambientes.

É preciso considerar que nem sempre a segurança é de fato boa, pois há relatos de problemas dentro dos condomínios, mas pelo menos existe uma proposta de ser mais seguro, bem como uma infraestrutura criada para que isso ocorra. Este fato deve ser sim considerado e no meu entendimento figura como uma vantagem a ser levada em conta.

Privacidade

Este é outro fator importante, pois normalmente algumas pessoas querem ter um pouco mais de privacidade e nesses locais é possível você ter um controle de acesso mais eficaz e assim evitar alguns infortúnios que são comuns em casas em bairro aberto.

Aqui temos algo um pouco mais concreto que a segurança, afinal, pelo fato de ser fechado e ter portaria que controla o acesso, de fato não há movimentação de pessoas que não sejam morados ou pessoas que estejam trabalhando. Desta forma existe de fato uma privacidade maior. Também os moradores respeitam mais a privacidade alheia já que isso é recíproco.

Há casos contudo, como em condomínios que tem muitas obras em andamento em que há muita movimentação de pessoas durante o dia e durante a semana, mas a noite e nos finais de semana é bem tranquilo.

Estilo de vida

Em muitos condomínios existem regras muito claras pode ser feito tudo o que não pode, como por exemplo: controle velocidade interna, limite de som e barulho nas residências, estilo das construções, horários para festas, entregas e obras de construção ou reforma, entre outros. Tudo isso determina um estilo de vida mais organizado e também é uma vantagem grande para justificar você ter uma casa dentro de um condomínio.

Há pessoas que moram em condomínio e que não deveriam estar ali, pois tem um estilo de vida totalmente incompatível como o que se espera desses ambientes. Já vi gente dando muito trabalho para síndicos e responsáveis de condomínio por conta de indisciplina e desrespeito aos demais moradores, mas isto não deveria acontecer.

Valorização

O mercado olha de forma diferenciada uma construção dentro de um condomínio em relação ao bairro aberto e isto geralmente significa melhor valorização do imóvel. Mesmo para aqueles que não estão construindo para negócios devem levar em consideração este aspecto.

Por conta de todos os aspectos envolvidos é correto afirmar que a valorização é melhor ou pelo menos que haverá uma demanda por conta dos atrativos acima mostrados.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos