Construir casa aos poucos, será que vale a pena?

Pessoas que começam a construir a casa aos poucos e leva anos para terminar estão fazendo uma boa escolha você será que esta forma de construção pode trazer mais problemas do que necessariamente solução?

 

Quanto tempo leva para fazer uma casa? Esta é uma pergunta bastante comum que as pessoas fazem buscando entender qual seria o tempo adequado para iniciar e terminar uma obra qualquer. Primeiro que não é uma resposta muito clara para esse caso e tudo vai depender do projeto, recursos disponíveis e outras características para determinar o tempo exato da construção de uma casa. Eu particularmente construir a minha em 7 ou 8 meses eu considerei um tempo bastante curto se considerarmos que outras pessoas leva mais tempo que isso.

Construção aos poucos

Uma prática bastante comum são as pessoas fazerem a construção da casa aos poucos levando anos para terminar. Primeiro é preciso deixar claro que acredito que a maioria das pessoas que fazem isso é porque tem alguma limitação de recurso, especialmente no quesito financeiro e por isso vem fazendo de acordo com a disponibilidade financeira para bancar os cursos da construção. Se esse for o caso não há muito o que discutir nem dizer o que é melhor ou deixar de ser melhor, afinal de contas é a condição financeira que irá ditar o ritmo da construção.

Mas para aqueles que têm os recursos disponíveis e optam por fazer uma construção aos poucos e pausadamente não é necessariamente uma boa ideia, primeiro que pode acontecer deterioração da construção mesmo antes dela terminar, segundo o que é mais difícil fazer administração de material, mão de obra e outros recursos que você precisa para terminar a construção. O ideal é você economizar um pouco de dinheiro e planejar para começar e terminar a construção de uma única vez, sem ficar fazendo as famosas pausas na construção que podem trazer problemas na administração dos recursos que você precisa entregar nelas.

Vantagens de construir aos poucos:

Desvantagens de construir aos poucos:

O final é sempre mais difícil

Começar a construção é sempre mais fácil, mas quando chega na fase de acabamento as coisas tendem a ficar mais complicadas, já que é muita coisa para fazer e comprar e as vezes não conseguimos manter o ritmo, mas um bom planejamento poderá ajudar muito nesta etapa.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos