Construir casa aos poucos, será que vale a pena?

Pessoas que começam a construir a casa aos poucos e leva anos para terminar estão fazendo uma boa escolha você será que esta forma de construção pode trazer mais problemas do que necessariamente solução?

» Página Inicial

Quanto tempo leva para fazer uma casa? Esta é uma pergunta bastante comum que as pessoas fazem buscando entender qual seria o tempo adequado para iniciar e terminar uma obra qualquer. Primeiro que não é uma resposta muito clara para esse caso e tudo vai depender do projeto, recursos disponíveis e outras características para determinar o tempo exato da construção de uma casa. Eu particularmente construir a minha em 7 ou 8 meses eu considerei um tempo bastante curto se considerarmos que outras pessoas leva mais tempo que isso.

Construção aos poucos

Uma prática bastante comum são as pessoas fazerem a construção da casa aos poucos levando anos para terminar. Primeiro é preciso deixar claro que acredito que a maioria das pessoas que fazem isso é porque tem alguma limitação de recurso, especialmente no quesito financeiro e por isso vem fazendo de acordo com a disponibilidade financeira para bancar os cursos da construção. Se esse for o caso não há muito o que discutir nem dizer o que é melhor ou deixar de ser melhor, afinal de contas é a condição financeira que irá ditar o ritmo da construção.

Mas para aqueles que têm os recursos disponíveis e optam por fazer uma construção aos poucos e pausadamente não é necessariamente uma boa ideia, primeiro que pode acontecer deterioração da construção mesmo antes dela terminar, segundo o que é mais difícil fazer administração de material, mão de obra e outros recursos que você precisa para terminar a construção. O ideal é você economizar um pouco de dinheiro e planejar para começar e terminar a construção de uma única vez, sem ficar fazendo as famosas pausas na construção que podem trazer problemas na administração dos recursos que você precisa entregar nelas.

Vantagens de construir aos poucos:

Desvantagens de construir aos poucos:

O final é sempre mais difícil

Começar a construção é sempre mais fácil, mas quando chega na fase de acabamento as coisas tendem a ficar mais complicadas, já que é muita coisa para fazer e comprar e as vezes não conseguimos manter o ritmo, mas um bom planejamento poderá ajudar muito nesta etapa.

Posso sacar o FGTS para construir minha casa?

Você pode tentar fazer isso na Caixa Econômica Federal, mas provavelmente não vai conseguir sacar o valor que você tem de saldo no FGTS para fins de compra de materiais de construção para a sua casa própria. Quando estava terminando a minha casa também precisei de dinheiro para fazer o acabamento e fui até a Caixa pois eu e a minha esposa tínhamos saldo no FGTS, mas segundo a informação que obtemos não seria possível para o uso do Construcard e outras linhas de crédito para compra de materiais de construção.

Na verdade você pode usar sim o FGTS para financiamento habitacional, ou seja, caso você compre uma casa e faça o financiamento para pagar aquele imóvel, neste caso você pode usar o saldo que você tem no FGTS para quitar parte do valor do imóvel e assim financiar o restante, mas para compra de materiais de construção pelo menos no meu caso eu não consegui fazer.

Vale a pena construir uma casa de 1 dormitório apenas?

Será que vale a pena fazer a construção de uma casa de apenas um dormitório? Quais as desvantagens dos problemas que uma pessoa poderia ter que esse tipo de construção pensando numa eventual possibilidade de venda no futuro?

De fato a preocupação com o projeto de uma casa é de vital importância pois além de termos de pensar na necessidade que temos no momento para efeito de moradia é preciso pensar também na aplicabilidade do projeto em termos de valorização do imóvel visando uma possível venda no futuro. Partindo deste princípio é importante considerar o que as pessoas procuram para comprar e quais os projetos são mais valorizados na hora de uma transação de compra e venda de um imóvel qualquer.

Imóvel de um dormitório

Uma casa de um dormitório é sem dúvida nenhuma um projeto bastante complicado em termos de venda e sobre esse aspecto acredito que não seja uma boa ideia pensar em construir uma casa de um quarto apenas. A razão para isso é que a maioria das pessoas que constrói ou compram uma casa são pais de famílias e portanto a casa visa atender às necessidades da família como um todo, logo não é difícil entender que um dormitório não atende às necessidades de praticamente a maioria esmagadora das famílias brasileiras que têm pelo menos dois filhos.

Acredito que vale a pena você construir uma casa de 1 dormitório para atender uma necessidade pontual e momentânea, desde que o seu projeto contemple a possibilidade de uma expansão da construção em caso de necessidade. Se for considerado desta forma então acredito que não exista problema em fazer uma construção desse tipo. O problema reside quando você fecha o projeto não possibilitando a expansão do imóvel e aí ele ficaria muito restrito em termos de comércio.

Casas populares

As casas populares como aquelas que são vendidas através do financiamento Minha Casa Minha Vida do governo federal geralmente são de 2 dormitórios, pelo menos. Mesmos os apartamentos populares que são vendidos por aí, também contempla no mínimo 2 dormitórios e isto é para atender a necessidade mínima que as famílias em termos de moradia atualmente.


Veja também: