Construção de casas pré-moldadas e populares

A construção de casas populares é bastante comum em nosso país e usada para atender públicos específicos, neste caso a construção de casa pré-moldada pode ser considerado um tipo de construção popular? Quais as vantagens dessas duas abordagens?

 

Acho que é preciso diferenciar uma coisa da outra, pelo menos em algumas situações. Casas populares podem ser consideradas aquelas que atende os critérios que o governo usa para financiamento desse tipo de construção. Um bom exemplo disso são os imóveis do programa Minha Casa Minha Vida que tem critérios muito definido quanto ao tipo da construção da casa, levando em conta a região do país que você está. Desta forma um imóvel popular na cidade de São Paulo pode ser um pouco diferente de uma casa popular no interior da Bahia, por exemplo.

A construção popular visa atender pessoas de baixa renda para que ao fazer um financiamento para aquisição deste móvel o valor da prestação esteja dentro do orçamento que a família tem. Neste caso a abordagem mais comum é a construção de um imóvel de tamanho menor e utilizando materiais de construção mais simples para permitir que o orçamento da construção da casa não exceda os critérios definidos pelo governo.

Casas pré-moldadas

Uma casa pré-moldada é aquela que você compra semipronta e isto pode ser feito em diversos tipos de materiais como por exemplo caso da madeira ou outro tipo de material. Normalmente a construção pré-moldada é mais indicada para barracão ou grandes estruturas, nesse caso eles usam aquelas enormes vigas de concreto já pré-moldada e toda a parte estrutural do imóvel jovem basicamente pronto.

No caso da construção civil no que diz respeito a imóveis residenciais não é tão comum, exceto no caso de casas de madeira que segue basicamente este princípio. A construção de madeira é mais comum na região sul do Brasil, mas já começa também a ser mais popular da região sudeste onde existem diversos projetos de construção de casas de madeiras no modelo pré-moldado. O que é importante considerar é que nem sempre uma construção pré-moldada é uma construção popular, existem casos em que isto irá acontecer, mas em outros não. Portanto construção popular é uma construção mais barata e que atende alguns critérios para não exceder o custo, enquanto que a construção pré-moldada é um tipo de abordagem onde parte da construção já vem pronta e outra parte é montada no local.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos