Construção de casas de madeira e alvenaria, o que é melhor?

Será que é opção por fazer uma casa de madeira ao invés de uma de alvenaria é melhor em termos de custo benefício? Quais as vantagens de fazer uma casa de madeira em relação a uma de alvenaria atualmente?

 

Não são muitos os casos, mas já existe casas de madeira onde normalmente só havia casas feitas de alvenaria ou construção tradicional como é a mais comum aqui no Brasil. A casa de alvenaria é aquela feita com tijolo, bloco e cimento e é praticamente unânime este modelo de construção especialmente na região sudeste centro oeste do país. As construções de madeira são mais comuns na região sul do Brasil, mas atualmente mesmo na região sudeste elas começam também a aparecer e aí entra a pergunta se vale mesmo a pena fazer esse tipo de construção ao invés do modelo tradicional.

Casa de alvenaria

A construção tradicional tem como vantagem o fato da sua estrutura ser mais robusta já virou um histórico enorme em nosso país desse tipo de construção. Normalmente ela é mais cara, mas aparentemente torna a construção mais robusto e sucessível a menos problemas de manutenção e talvez até de vida útil. Tem como uma desvantagem o fato de ser demorado processo de construção se existir bastante mão de obra para execução no trabalho.

A casa de alvenaria conta com as seguintes vantagens:

Casa de madeira

Atualmente os modelos de casas de madeiras são os chamados pré-fabricados você compra a casa e a empresa vende se monta a casa já no local. No condomínio onde moro em uma casa de madeira bem novinha que foi feita aqui e segundo as informações que temos as duas principais vantagens dela é o tempo de construção que é realmente muito rápido e o custo que é bem mais barato do que uma construção tradicional de alvenaria.

O pessoal aqui do condomínio não gostou muito da ideia dessa casa, mas é preciso analisar do ponto de vista de quem constrói e se o custo é mais em conta é a construção mais rápida, isso de fato é um benefício que precisa ser considerado.

Mas também há alguns problemas com esse tipo de construção talvez o maior deles seja a questão da temperatura que na região sudeste para cima é considerada muito quente e talvez esse tipo de material não seja o mais indicado para ter um conforto térmico adequado. Existem outros pontos a serem analisados como ruído que a madeira poderá produzir, possibilidade de ataque de cupins e outros detalhes que precisam ser analisados. Sair do tradicional para construção alternativa como esta é preciso pensar bem, buscar muitas informações e idealmente o acompanhamento de um profissional de arquitetura para poder orientar melhor.

Financiamento de casas de madeira

Outra característica importante deste tipo de construção é que ela não pode ser objeto de financiamento habitacional, então é preciso levar isso em conta caso você esteja pensando em financiar sua casa. Para ser financiado, uma casa deve ser de alvenaria.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos