Construção de casas baratas e simples, vale a pena?

Será que a construção de casas simples e barata é uma alternativa interessante? Existe aquele ditado de que o barato sai caro, mas visto também se aplica no caso de construção de uma casa? Vale a pena fazer esse tipo de construção?

 

De fato uma questão que precisa ser bem avaliada pois como o próprio ditado diz, é o barato às vezes pode sair caro se no caso da construção civil esta verdade também se aplica e portanto ao decidir construir uma casa simples e barata é preciso entender o porquê isto está sendo feito, quais os propósitos e as condições de quem está financiando essa obra. Para tentar entender melhor vamos levantar alguns. Que podem ser problemas ao adotar esse tipo de construção.

Manutenção

Ao optar por construir uma casa barata, teoricamente você precisará optar por mão de obra menos qualificada e materiais de construção de qualidade inferior. Esse tipo de abordagem poderá levar a custos de manutenção mais frequentes no futuro, e aí o ditado de que o barato sai caro pode ser verdadeiro. Ao colocar um piso simples e barato a vida útil é muito menor do que um piso de qualidade e talvez num espaço de tempo relativamente curto você terá de refazer o serviço, acumulando os custos de instalação e compra do novo material.

Vida útil

A vida útil de um imóvel é um ponto também importante, a final de contas a construção de uma casa demanda muito dinheiro e não é interessante você gastar tanto, mesmo que seja em uma casa simples e a construção ter uma vida útil curta. Quando você faz uma construção de qualidade ela tem uma vida útil bastante prolongada e dessa forma justifica o investimento. Uma casa simples poderá dar manutenção muito frequente e necessidade de reparos em períodos mais curtos.

Mas quando este tipo de construção vale a pena?

Vale a pena quando a possibilidade da pessoa está limitada financeiramente e portanto tudo o que você pode fazer é uma casa simples e barata. Se isto atender a necessidade pontual da pessoa, creio que não há muito o que discutir, afinal é melhor construir uma casa simples e barata do que ficar a vida inteira pagando aluguel em casa de terceiros que muitas das vezes nem atende às reais necessidades de moradia que a pessoa tem.

Neste caso para que você consiga construir uma casa nessas condições é necessário optar por mão de obra menos qualificada e portanto mais barata ou você mesmo fazer a parte do serviço de mão de obra e evitar a contratação de terceiros. Também conta escolha do material de construção que precisa ser um material de uma qualidade inferior e portanto com custo também mais barato. Seguindo basicamente esses dois princípios é possível fazer uma casa com relativamente pouco recurso mesmo que ela seja uma casa um pouco mais simples.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos