Concreto usinado para o alicerce. Vantagens e cálculo de quantidade

Veja algumas vantagens de usar o concreto usinado no alicerce de uma casa ao invés do concreto tradicional. Saiba fazer o cálculo da quantidade necessária.

 

A fundação e o alicerce de uma casa são considerados itens de alta prioridade na construção de uma casa, onde deve ser levado em conta as boas práticas de construção e seguir as normas que o engenheiro civil estabelecer. Quem está construindo geralmente quer optar por redução de custo, mas esta é uma fase da obra onde não é muito prudente pensar em reduzir custos cortando processos ou materiais importantes para a segurança da casa.

Concreto usinado para a fundação

Para fazer a fundação é necessário furar com broca uma certa profundidade, não é possível, nem prudente estabelecer qual é essa profundidade, isto cabe ao engenheiro definir de acordo com o tipo de solo e as características da construção. Uma vez furada, essas brocas devem ser preenchidas com concreto usinado para formar as colunas que ficarão dentro do chão e que servirão de apoio ou base para o alicerce.

Na construção da minha casa foram necessárias 44 brocas de 5 metros de profundidade cada uma. A quantidade de brocas depende do tamanho da obra, metros lineares de paredes, existências de vão livre, vigas, altura da parede, etc. Tudo isto para casa térrea, pois em caso de sobrado a história é outra.

Quantidade de concreto usinado para a fundação

No meu caso foram gastos 15,5 metros cúbicos de concreto usinado para preencher as colunas feito pelas brocas. Neste caso o cálculo da quantidade é o seguinte:

Profundidade x diâmetro x diâmetro x quantidade.

Exemplo: 5 x 0,25 x 0,25 x 44 = 13,75

Veja que no meu caso a quantidade de concreto usinado foi maior que o resultado da fórmula, mas isto ocorre pois a fórmula é exata, mas a furação não é. Logo é possível que ela fique mais larga ou que em alguns casos a profundidade seja maior, portanto é sempre bom comprar um pouco a mais.

Concreto usinado para o alicerce

Feito as colunas de sustentação e etapa seguinte é a construção do alicerce. No meu caso foram gastos 12,5 metros cúbicos de concreto usinado para o preenchimento dele. Ao todo foram 160 metros lineares de baldrame.

Para calcular a quantidade basta seguir a mesma lógica aplicada no exemplo acima, mas agora considerando a seguinte fórmula:

Comprimento x altura x largura.

Exemplo: 160 x 0,25 x 0,25 = 10

De novo a quantidade indicada na fórmula foi menor do que a quantidade usada e a razão disso é a mesma já justificado acima.

Concreto usinado versus o tradicional

A minha opção por usar o concreto usinado para a fundação e também para o alicerce foi fundamentada em alguns fatores, como:

Custo do concreto usinado

Acredito que o valor dele irá variar muito de região para região, mas no meu caso os valores foram de R$ 210,00 e R$ 230,00 respectivamente. Isto porque comprei de empresas diferentes e como eu tinha pressa, tive de pagar mais caro.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos