Compra de imóvel na planta, vantagens e desvantagens

Veja nesta análise os benefícios da compra de imóvel como casa ou apartamento na planta. Entenda algumas das vantagens e desvantagens deste tipo de operação.

 

Antes de comprar um imóvel na planta é necessário fazer uma avaliação das vantagens e desvantagens desse tipo de operação para ter certeza de que vale a pena ou não fazer aquela compra. Como todos os negócios existem benefícios e alguns aspectos talvez não muito favorável, cada pessoa tem um perfil diferente de investimento e tem necessidade pontuais que precisam ser consideradas antes de tomar uma decisão dessas. De uma maneira geral analisaremos abaixo algumas vantagens e desvantagens da compra de imóveis na planta.

Vantagens

Creio que a principal vantagem desse é o fator valorização do imóvel que tende a ser maior do que os imóveis prontos. A justificativa para esse pensamento é de que ao comprar um imóvel na planta você precisará esperar em torno de 3 anos até que ele seja construído e portanto você estará fazendo uma aposta que a construtora terá condições de entregar o imóvel dentro dos critérios definidos em contrato. Evidentemente que o valor pago é mais compatível pois ele é calculado em critérios mais objetivos e não na especulação do mercado. Mas depois de aproximadamente 3 anos quando o imóvel já estiver entregue sua valorização é muito grande, já que neste caso ele entra na livre negociação do mercado e normalmente os valores são bem maiores nesse caso.

Outra vantagem que deve ser considerado é que você estará comprando um imóvel dentro de padrões aceitáveis, atualmente as casas e apartamentos construídos em condomínios ou empreendimentos desse tipo já são construídos com o conceito de empreendimento clube onde são anexadas diversas opções de lazer como piscina, quadra, campo de futebol, área de churrasqueira, academia, entre outros recursos. Desta forma você estará comprando um imóvel residencial mas com um conceito de clube incluído.

Desvantagens

Como desvantagens devemos considerar o fato de você precisar esperar pelo menos três anos para receber o imóvel, desta forma a compra de imóvel na planta não é uma boa alternativa para quem tem pressa e precisa mudar logo para a nova casa. Também existe o fator risco, uma vez que de fato você está comprando um imóvel financiado e baseado em uma promessa, há muitos relatos de problemas para a entrega do imóvel conforme prometido e portanto é necessário colocar o fator risco na negociação e evidentemente que isto pode ser uma desvantagem dependendo do cenário.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos