Como proteger uma parede de infiltração e umidade?

Veja algumas dicas que podem ser úteis para proteger a parede da sua casa contra a incidência de umidade e infiltração que muitos problemas causam a uma parede quando não recebe o devido tratamento e o devido cuidado.

 

As paredes de uma casa precisam receber certa atenção contra um problema que é muito comum no Brasil: a infiltração. Ela acontece pela incidência de umidade que pode vir de várias fontes e que ataca a parede de maneira lenta e em muitos casos continua. O resultado da umidade na parede é a chamada infiltração que vai corroendo aos poucos a parede, reboco, pintura e se não for tratado da maneira correta pode levar a parede e à ruína. Neste artigo veja algumas dicas e alguns cuidados que você precisa ter ao construir e fazer a manutenção da parede da sua casa.

Impermeabilização do alicerce

Existe um consenso de que boa parte da umidade que uma parede recebe vem na verdade do alicerce e por isso antes de começar a erguer na parede é necessário fazer a impermeabilização do alicerce para evitar que a umidade da terra suba através dele Existem diversos produtos no mercado destinados a impermeabilização do alicerce.

Antigamente não se tinha o costume de fazer isso, mas hoje sabemos que é perfeitamente possível que a umidade suba até a parede via alicerce, por isso foram criados diversos produtos para serem aplicados no alicerce, antes de levantar a parede e assim evitar a infiltração. Há basicamente dois tipos de produtos para este fim, um a case de cimento e outro preto de base asfáltica. Em muitos casos as pessoas fazem a aplicação de ambos para ter uma proteção maior.

Faça um bom reboco

Depois de pronto é necessário fazer o reboco da parede com qualidade, neste caso é importante fazer um bom acabamento dele e usar as quantidades certas de cimento, areia e outros produtos usados na massa do reboco. Também é importante que se faça um reboco grosso o suficiente para criar uma camada de proteção.

Textura

O uso de textura do grafiato nas paredes externas tem sido cada vez mais comum visando gerar uma proteção extra para a parede. Esse tipo de textura que é aplicado é muito eficiente, pois ela gera uma camada muito densa e uniforme de uma massa de cimento que impede a penetração de água da chuva. Contudo é importante fazer uma boa aplicação e de maneira uniforme para se ter um resultado adequado.

Impermeabilizante

A parte externa da parede precisa ser tratada com impermeabilizante que pode ser contra batida de chuva quando ela sofrer a incidência direta da água da chuva ou pelo menos na parte baixa da parede que pode ser mais propenso a receber umidade por conta de respingo de água de goteiras e outras incidências.

A base da parede quando tiver acesso a terra é imprescindível que se aplique um impermeabilizante a base de concreto para a proteção, já o restante pode ter um impermeabilizante contra batida de chuva, como o Vedrapen ou similar.

Parede livre

Esta estratégia é bastante recomendada para evitar o problema de umidade e infiltração é não fazer a parede encostada em um muro do vizinho ou em outra parede de casa vizinha. Nesses casos quando as pessoas fazem projetos geminados, geralmente você não sabe o que vai acontecer no outro lado e como a infiltração está vindo de lá, dificilmente você poderia tratar o problema pois você não tem acesso a fonte na umidade para poder estancá-la.

Nem sempre é possível, pois muitas pessoas fazem a casa na divisa com o vizinho, mas quando possível, o ideal é que a parede fique livre se sem nada encostado nela.

Canos de água

Certifique que todos os canos de água que passa por dentro das paredes estejam devidamente vedados e também que você tenha comprado material de qualidade pois se eles se romperem dentro da parede o custo de manutenção ficará muito maior do que a diferença de preço que você pagaria por um cano e conexões de qualidade.

Calhas

As calhas precisam ser bem colocadas e vedadas para evitar que a água da chuva penetre parede abaixo e cause estragos com infiltração. Deve ser colocado em cima de muros e platibandas, bem como em qualquer parte da casa onde haja exposição de parte da parede sem a devida proteção.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos