Como planejar a construção de uma casa?

Veja algumas dicas para quem está pretendendo construir uma casa e não sabe como fazer planejamento da construção, veja as etapas de algumas dicas recomendadas para planejar melhor sua obra.

 

A construção de uma casa começa por um bom planejamento resultado final dela dependerá muito de como este foi feito, bem como da sua execução. Não existe necessariamente uma fórmula, mas existe algumas etapas que você precisa considerar e algumas dicas que considero úteis para quem está na fase inicial da construção de uma casa.

Terreno

Uma boa casa começa pela escolha de um bom terreno, isto não está ligado apenas a topografia do mesmo as características dele, mas principalmente a sua localização em relação à cidade, dentro do bairro e até mesmo a posição dele na rua onde você irá construir.

A compra do terreno é de fundamental importância, pois ele determinará a sua futura casa e como sabemos sofremos forte influência do meio em que vivemos, portanto é uma escolha muito séria.

Dinheiro

Não se faz uma construção de uma casa sem dinheiro e digo que a cifras podem ser alta, ficando inclusive sempre em cima daquilo que planejamos inicialmente. Então planeja os recursos que você irá precisar se pensa sempre na possibilidade de gastar um pouquinho mais, portanto prepare-se para isso.

Se a opção for usar dinheiro de financiamento é importante ficar por dentro dos prazos e processos para obtenção do financiamento, mesmo antes de começar. Isto lhe dará uma boa noção de quando começar e como planejar o tempo de construção da casa.

Planta

A planta é aquele pontapé inicial que você dá em termos de colocar a mão na massa e neste caso o ideal é você conversar com um bom arquiteto para pensar e elaborar a planta da sua casa, bem como todo projeto arquitetônico. Neste caso é muito importante você ter em mente o que você quer da nova casa, qual tamanho máximo ou mínimo, quantidade de dormitórios e outras dependências, entre outros detalhes. Embora seja o arquiteto que labora plantas e as demais partes do projeto, mas você precisa ter este projeto na cabeça e saber o que você quer da nova casa para que quando o arquiteto lhe apresentar os estudos iniciais, você possa comparar se aquilo que você quer estar de acordo com que está sendo apresentado.

Mão de obra

A contratação de mão de obra e outra parte importante do planejamento na sua casa, não deixe para fazer isso depois que estiver com a planta em mãos pois dificilmente encontrará mão de obra disponível, o ideal é você já estabelecer contato mesmo antes de ter o projeto em mãos e ir definindo um cronograma para que você tenha condição de iniciar a obra quando precisar.

Materiais de construção

Uma dica simples e você pesquisar muito antes de comprar tudo, pois os preços variam muito e a qualidade também. Portanto coloque no seu planejamento a disponibilidade para correr atrás disso.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos