Como iniciar o processo de construção de casa? O que fazer primeiro?

Como iniciar a construção de uma casa em um assunto que será tratado nesse artigo mostrando a primeira etapa de alguns itens de preparação importantes para um bom início da construção.

 

Não querendo ser redundante, mas devemos começar pelo início, isto é, a primeira etapa da construção de uma casa é o projeto e ela não é somente a primeira etapa, como também é a parte mais importante de toda obra, uma vez que todo o desenrolar do projeto, bem como o resultado final que você encontrará na sua casa dependerá daquilo que foi projetado de como foi projetado.

O que é um projeto?

Para muitas pessoas o projeto de uma casa pode ser uma planta, já que este é dos itens mais conhecido das pessoas quando se trata de construção civil, mas o projeto de uma casa vai muito além de uma planta e na verdade ele começa na concepção da ideia, elaboração da necessidade e dos desejos que o proprietário terá em relação à sua casa e como este gostaria que ela respondesse a esses estímulos.

Quando eu construir minha casa, muito antes de conversar com um arquiteto eu e a minha esposa fizemos diversos rascunhos, discutimos várias coisas, analisamos o comportamento da casa que tínhamos e outras que já havíamos morado, tentamos encontrar lições positivas e negativas em cada uma delas. Tudo isso nos ajudou a definir as diretrizes para o projeto da casa que iríamos construir posteriormente.

Projeto arquitetônico

Depois que você tem a concepção da ideia é importante você entregar isso a um arquiteto que fará o chamado projeto arquitetônico quem envolve diversos fatores que vão desde a planta, fachada, entre outras etapas do projeto. O engenheiro também é necessário para que ele faça o projeto estrutural da casa. Portanto, arquiteto e engenheiro são os primeiros profissionais que você deverá ter contato no processo de construção da sua casa, juntando então as suas ideias, necessidades e desejos, esses profissionais traduziram tudo isso em um projeto que dirá o que será feito e como será feito na sua casa. Esta é a primeira etapa que você deve fazer e como afirmado no início é a etapa mais importante.

Inicio das obras

Uma vez que o projeto esteja pronto e aprovado pela prefeitura, o início das obras pode ser feito. Neste caso o ideal é negociar primeiro com um construtor para que seja iniciado. Antes de fazer qualquer coisa é preciso preparar o terreno, como fazer o seu nivelamento para que então seja estabelecido as bases e o alicerce.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos