Como funciona o financiamento do Minha Casa Minha Vida?

Como funciona esse programa do governo Minha Casa Minha Vida para comprar da casa própria? Quem pode participar desse programa quais os reais benefícios em termos de financiamento?

 

Primeiro preciso entender que o programa Minha Casa Minha Vida foi criado pelo governo federal para beneficiar um grupo de pessoas de baixa renda que tinha alguma dificuldade para conseguir linhas de crédito para compra da casa própria. Essas dificuldades geralmente estavam relacionadas baixa renda que as pessoas tinham e com isso não conseguiram cumprir os requisitos mínimos para obter um financiamento tradicional na caixa, pois os juros são altos e valor da prestação ficava muito acima do valor que as pessoas podiam pagar.

Desta forma o governo federal ao lançar este programa criou uma série de mecanismos visando baixar o valor da prestação para pessoas de baixa renda para que tivessem condições de ir fazer o pagamento e assim financiar a sua casa. As principais características do programa são as seguintes:

Juro baixo

O primeiro deles é que a taxa de juros é bem melhor do que ao usado nos financiamentos tradicionais de imóveis, normalmente eles ficam na casa dos 4.5%, enquanto que no financiamento tradicional de imóveis a taxa de juros passa facilmente de 8%. Com menos juros sendo pagos, automaticamente o valor da prestação cai e isso permite que pessoas uma renda menor tenham condições de pagar a prestação.

Subsídio

O segundo ponto importante é que além de baixar a taxa de juros o governo federal oferece um subsídio, que é um valor financeiro usado para abater ou pagar parte do imóvel sem que isso seja contado como financiamento, desta forma do valor financiado deduz o subsídio do governo e o restante é financiadocom uma taxa de juros bem mais baixa.

Imóveis populares

O governo criou também alguns mecanismos para limitar o valor dos imóveis que podem ser comprados através do programa Minha Casa Minha Vida, esse valor não é fixo para todo o Brasil, sendo ele variável de acordo com a região e com o tamanho da cidade. Desta forma o governo oferece condições para que pessoas de baixa renda possam comprar seu imóvel gozando dos benefícios acima citados e outros que estão inclusos no programa.

Existem outras características, mas acredito que os itens mostrados acima sejam os principais. Mais informações você encontra aqui: http://www.caixa.gov.br/habitacao/mcmv/

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos